Já falamos aqui sobre modas que envolvem os dentes e a boca. Na África do Sul, algumas pessoas arrancam seus dentes incisivos centrais e laterais para estarem na moda, os chamados “Cap Flats Smiles”. No Japão, ter dentes tortos estava na moda há algum tempo, entre as adolescentes. No Brasil, aparelhos falsos estão na moda. São coloridos, trançados, trabalhados e chamados de “aparelhos diferenciados” ou “aparelhos personalizados”, dando a impressão de que não são falsos. Um perigo que envolve o exercício ilegal da odontologia e pode causar perdas dentárias futuras, além de perda óssea e outros problemas.

Uma das imagens que circula nessas páginas de facebook que vendem elásticos, bráquetes e o aparelho, trabalhando esta moda. Uma abordagem “cool” do que mais parece uma lavagem cerebral virtual.

Nada contra os bonés de aba reta, grandes, que parecem não entrar nas cabeças dos jovens, meio tortos, ao estilo Neymar. Também não tenho nada contra jovens que ostentam seus colares prateados ou dourados, para fora das camisetas, como os rappers norte americanos, usando um pingente de um cifrão gigante ($). Nada contra os piercings de nariz, sobrancelha ou alargadores de lóbulo. Minha preocupação está nos aparatos que muitos jovens andam colocando em suas bocas. Os que fazem esse serviço de colagem de aparelhos falsos são adolescentes também, na faixa dos 16 aos 19 anos. Eles mesmos demonstram sorrisos coloridos e entrelaçados. Uma moda perigosa.

  Aparelho personalizado 2Aparelho personalizado 4

O pior de tudo é que este mercado funciona à margem da sociedade e é disseminado por meio das redes sociais. São algumas dezenas de páginas de Facebook com nomes do tipo: “Aparelhos Diferenciados” ou “Aparelhos Personalizados”. Todas elas muito parecidas, com as mesmas fotos dos tais aparelhos. Na verdade, nenhum deles é um aparelho de verdade. São bráquetes colados à esmo, com elásticos coloridos entrelaçados fazendo uma baita força em dentes que estão aparentemente alinhados. 

Aparelho personalizado 3Aparelho personalizado 6

Aparelho não é brinquedo, como você poderá ver na foto abaixo. Esse custou o incisivo lateral esquerdo do paciente, que saiu assim devido à força constante colocada sobre este dente somado a um trauma na região. Provavelmente, seu osso foi perdido ali, podendo até impedir a colocação de um implante. Aí sim “As mina pira de vez”.

 Aparelho personalizado 7

Qualquer conjunto de peças coladas e unidas por um elástico ou fio vai fazer movimentações em seus dentes. Isso é fato. Muito podem argumentar que acham bonito e que tem o direito de fazer o que querem com seus dentes. Sem problemas. Eu, como dentista, me sinto no direito de alertar os desavisados: ISSO VAI DAR PROBLEMA, mais cedo ou mais tarde. Não é que “PODE” dar problema. “VAI” dar problema. Certeza. Depois fica muito mais difícil de corrigir. Procure sempre um profissional, dentista, ortodontista, para ver se precisa mesmo de aparelho.

Phelipinho do aparelho

Panfleto de pessoa que vende e coloca esses aparelhos nas pessoas. 

Fica aqui o alerta às pessoas que estão pensando em entrar nesta moda. Os elásticos são vendidos em forma de kits via Internet e essas páginas já possuem milhares de fãs. O papel do nosso blog é alertar. Não interessa o que digam para você na hora de instalar um aparato desses. Ele movimenta dentes SIM e VAI trazer sequelas. Imitando um pouco as frases usadas nessas páginas: “Se concorda, compartilha, se não concorda, curte!”

Aparelhos diferenciados 2

Brasil, Terra de ninguém. Qualquer um compra materiais de uso exclusivo do dentista.

Sugestão do colega – Márcio Manzi

Veja alguns reflexos negativos desses aparelhos AQUI

Outros Blogs de Odontologia falam do assunto:

VIDA DE DENTISTA 

ODONTODIVAS

MEDO DE DENTISTA

ORTODONTIA PARA TODOS

PROFISSÃO DENTISTA

TIO DENTISTA

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto