O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo está de olho e atuante. No Post – Os aparelhos personalizados ou diferenciados (falsos) – uma moda perigosa – já mostrou aqui no Blog os perigos de uma moda que está invadindo as bocas de muitos jovens brasileiros.

Aparelhos diferenciados - falsos - rolezinho

Hoje, dia 23/01/2014, o CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) oficiou a Revista Veja, a ANVISA e a polícia. Sim, meus amigos, infelizmente, é caso de polícia. Sabemos que qualquer pessoa consegue comprar materiais odontológicos. Bráquetes, borrachinhas e fios ortodônticos deveriam ser de uso exclusivo do cirurgião dentista, porém, alguns jovens estão exercendo a profissão ilegalmente vendendo esses aparelhos ditos “diferenciados” ou “personalizados”.

“Uma notícia veiculada recentemente pela revista VEJA levou o CROSP a entrar com denúncia de prática ilegal da Odontologia na Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania. Ocorre que em uma legenda da publicação consta uma imagem de três jovens com a seguinte descrição: “OS TRENDMAKERS Vinicius Andrade, 17 anos, Fernando César, 17, e Deivid Santana, 18, não cantam, não dançam, nem sequer terminaram a escola, mas, juntos, são seguidos por mais de 165 000 pessoas no Facebook; só usam roupas de marca, algumas recebidas de lojas locais em troca de divulgação na internet. O sorriso colorido é obra de Vinícius, que fez curso de auxiliar de dentistas e, por 40 reais, troca os elásticos dos aparelhos de amigos e vizinhos.

A Revista Veja, com grande circulação nacional, fala do “bico” do jovem como se fosse algo normal, corriqueiro. Fazer um curso de auxiliar de dentista não é suficiente para atuar como dentista. Aqui no Blog Dicas Odonto estamos alertando a população por meio da Internet e das redes sociais sobre o grande perigo que esta “moda” representa nas bocas dos jovens. Em muitos casos, os adolescentes estão estragando seus dentes sem um acompanhamento correto do cirurgião dentista. O alerta serve também aos pais dos jovens.

Aparelhos diferenciados - falsos - os dente pira final

O CROSP ainda oficiou a ANVISA por causa da venda indiscriminada de materiais de uso exclusivo do dentista no Facebook. Parabéns pela atuação rápida e precisa. Agora é esperar os órgãos competentes se manisfestarem sobre o assunto. Lembrando que:  

Exercício ilegal da profissão ou Atividade

Art. 47 – Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício: Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa. 

Leia nota completa do CROSP AQUI 

Site do CROSP – www.crosp.org.br

Quase um mês depois a Rede Globo publica reportagem – AQUI

Reportagem da Folha de São Paulo também fala sobre o assunto – AQUI

Entrevista das Odontodivas com um ex-usuário de aparelho falso – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto