Você vai encontrar alguns textos aqui no Blog Dicas Odonto sobre nossa experiência com os convênios odontológicos. Eles são uma realidade e a maioria deles vem trazendo problemas sérios e mudando o jeito que o dentista atende os pacientes. E essa mudança não é para melhor.

Gostaria de dar um exemplo que fica fácil para a pessoa que não entende nada de odontologia entender o que significa o dentista “se sujeitar” a certos planos de saúde com suas tabelas de valores muito abaixo do mercado e com suas glosas (não pagamento de procedimentos) inexplicáveis:

Uma obturação (os dentistas chamam de restauração) no dente pode ser feita de várias maneiras, sabiam? Pode ser feita em 5 minutos ou em 40 minutos (ou mais). Existem passos a serem seguidos, tipo uma receita de bolo. Porém, alguns passos podem ser pulados e o buraco do dente é tapado. Para o leigo, tapou o buraco, resolveu o problema, certo? Se essa restauração vai ser funcional, imitar a antiga anatomia do dente, não vai ter sensibilidade, se o material será o melhor do mercado e se não vai infiltrar depois, tudo depende de uma sequência, de custo e de algo muito precioso: tempo. Se alguns convênios pagam muito pouco, o dentista precisa marcar mais gente, com menos tempo e usar materiais mais baratos para poder ganhar dinheiro suficiente para pagar as contas e os impostos. É simples matemática.

Não seria melhor lidar direto com o dentista, sem intermediários? O barato muitas vezes sai caro. Leia mais sobre esse assunto:

CONVÊNIOS, UMA SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL

CONVÊNIO TIPO NET

QUANDO DENUNCIAR CONVÊNIOS AO CROSP

A BANDALHEIRA DOS CONVÊNIOS CONTINUA

CONFUSÃO COM CONVÊNIOS ODONTOLÓGICOS

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto