Alguns convênios odontológicos continuam dificultando muito a vida dos dentistas. Com pouca fiscalização, muita burocracia e falta de clareza nas regras, o dentista se vê perdido em meio a glosas, tabelas que não passam por reajustes, papelada, radiografias e dificuldade de relacionamento com as empresas.

SOERGS Convênios Odontológicos

 

Você sabia desses seus direitos em relação aos convênios, dentista? Sabemos que na realidade clínica não é bem assim que acontece. Existem muitas regras impostas por alguns convênios que tornam o trabalho do dentista mais difícil. Apesar da grande melhora das interfaces via Internet que facilitam a burocracia, ainda fica difícil correr atrás de glosas e negociar reajustes. Tais atitudes, às vezes, tomam tanto tempo que o dentista literalmente desiste e assume certo prejuízo mensal. 

Vejam uma proposta de um convênio, enviada para alguns dentistas (cortesia do Dr. Fabiano Brites):

Dental Uni Preço de tabela de plano odontológico 2

O número do USO seria multiplicado por 0,15

Com essa proposta de multiplicação do USO por 0,15, temos uma consulta de urgência no valor de R$ 18,75. Valor inviável. Muitos diriam: “É só negar a proposta”. Foi o que ocorreu com alguns dentistas, mas acredito que existam clínicas que acabam aceitando, na esperança de encher suas cadeiras de pacientes e “ganhar no montante”. Outra ilusão. Ganhar no giro de pacientes pode parecer bom, mas sobrecarrega o profissional e no fim das contas não vale muito a pena. 

Sugiro que os dentistas que participam de Sindicatos, Associações e Conselhos se unam para a elaboração de um manual para que os dentistas saibam quais são e como correr atrás de seus direitos na hora de lidar com convênios odontológicos. Falta tempo, conhecimento da parte legal e ferramentas para o dentista resolver seus problemas com as empresas que servem apenas para desvalorizar o trabalho do dentista. 

Mais uma vez reforço o que já escrevi em várias postagens aqui no Blog sobre convênios: os convênios precisam de dentistas para existir. Os dentistas não precisam dos convênios. Reavalie sua situação atual com convênios e analise se realmente vale a pena o trabalho extra e as dores de cabeça. 

Quer ler mais sobre isso? 

CONVÊNIOS ODONTOLÓGICOS – MAIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

CONVÊNIOS, UMA SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL

CONVÊNIO TIPO NET

QUANDO DENUNCIAR CONVÊNIOS AO CROSP

A BANDALHEIRA DOS CONVÊNIOS CONTINUA

CONFUSÃO COM CONVÊNIOS ODONTOLÓGICOS

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto