Vitória da Odontologia. Durante os anos de 2011 e 2012, o nosso Blog fez inúmeras postagens mostrando como que a odontologia estava sendo escrachada em sites e compras coletivas. Nesta semana a justiça do Rio Grande do Sul julgou procedente uma ação civil pública contra um site de compras coletivas por vender clareamentos.

Cansei de escrever posts e fazer denúncias ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. O CROSP pode ir atrás dessa falta de ética odontológica baseada em nosso Código de Ética. Esta semana, uma ação civil pública foi julgada procedente pela Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor. O site de compras coletivas Groupon terá que pagar R$ 500.000,00 reais em danos morais coletivos, além de ressarcir em dobro os consumidores que se sentiram lesados.

É impossível inserir o procedimento de clareamento dental em um site de compras coletivas, assim como qualquer procedimento de saúde. Clareamento não é pizza ou um pacote de viagens. Não é algo que é igual para todo mundo. Clareamento não é um “procedimento de estética”. Ele tem como objetivo a melhora da estética, mas é um procedimento de saúde, que deve ser realizado um supervisionado por um cirurgião dentista.

“Evidenciado que a requerida se aproveitou da ignorância do consumidor sobre as consequências e perigos inerentes ao tratamento de clareamento dental, especialmente na área odontológica, para impingir-lhes seu produto e serviços (…). Com isso, cristalina é a infração da requerida ao CDC (…)”. Quer dizer que além de ferir vários artigos do Código de Ética Odontológica, vender clareamentos via sites de compras coletivas também infringe o Código de Defesa do consumidor. 

É bom ficar bem claro que isso não é corporativismo da minha parte, só porque eu sou dentista. Estamos interessados na saúde da população. Para ver as postagens e as ofertas de clareamento você pode CLICAR AQUI

Quem quiser consultar o processo: n.º 001/1.12.0088192-4

Parece que o Groupon vai pensar duas vezes antes de se juntar à dentistas anti-éticos para tentar mercantilizar os procedimentos da odontologia. Finalmente, uma grande vitória e um precedente aberto.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto