O novo sorriso de Ronaldinho Gaúcho

Figurinha carimbada do nosso futebol, Ronaldinho Gaúcho sempre exibiu um sorriso de dentes pequenos, fora de posição e com muita gengiva à mostra. Recentemente, ele apareceu com dentes novos e causou muitas notícias e comentários pela Internet.

Sorriso Ronaldinho Gaúcho Antes Depois Dicas Odonto

Imagem atualizada dia 16/09/2013

Todo mundo fazia a mesma pergunta: Se o Ronaldinho Gaúcho ganha tanto dinheiro jogando bola, porque não arruma seus dentes? A preocupação dele não seria apenas com a estética. Com um típico perfil de respirador bucal, Ronaldinho Gaúcho se beneficiaria muito com um tratamento odontológico completo, com aparelhos, se pudesse ter feito em sua infância. Hoje em dia, provavelmente, apenas um tratamento cirúrgico extenso, conhecido como cirurgia ortognática, poderia tentar resolver a posição dos seus dentes e dos seus maxilares. 

Ronaldinho gaúcho sorriso antigo

Claro que estamos apenas tentando adivinhar o que poderia ser feito na boca do Ronaldinho Gaúcho. Não é possível chegar a um plano de tratamento apenas olhando o jogador na televisão e na Internet. Algumas vezes ouvi dizer que ele não mexeria nos dentes por causa de contratos publicitários. Pode ser que seja medo de dentista, também, não é?

Abridor Ronaldinho

Vendo as fotos de “antes e depois”, podemos dizer que ele fez uma cirurgia periodontal (cortando gengiva e possivelmente um pouco do osso), para aumento de coroa clínica. Seus dentes da frente eram muito pequenos, sua gengiva muito grande e seu sorriso muito alto. Sobre seus próprios dentes (não sei se sobre os quatro incisivos apenas ou se a prótese se estende até os caninos ou mais para trás), preparados, o dentista colocou uma prótese. À princípio, os dentes podem parecem muito alongados, mas eu achei que ficou bem melhor. Agora ele não mostra tanto a gengiva ao sorrir. Existe um limite para cada tipo de solução.

Novo Sorriso

Sorriso com os dentes provisórios – enquanto esperava a cicatrização da cirurgia de gengiva para posteriormente colocar os definitivos.

Esse é mais um caso que mostra a importância da odontologia preventiva e da ortodontia que acompanha o crescimento da pessoa. Os dentes devem ser cuidados desde muito cedo. Não estou questionando o Ronaldinho Gaúcho, que como muitos brasileiros, não teve acesso à saúde bucal em sua infância por uma deficiência clara do nosso governo que cuida da saúde do povo em marcha lenta. Estou apenas usando seu caso como um exemplo de que fica muito difícil resolver certos problemas bucais se forem deixados para mais tarde.

O Blog Vida de Dentista também fala sobre o assunto - AQUI

ATUALIZAÇÃO *** Segundo o Fantástico do dia 15/09/2013 – Houve aumento de coroa clínica (como comentamos acima, na postagem) e 10 dentes foram mexidos para colocação de facetas e coroas de porcelana.

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto

4 respostas a O novo sorriso de Ronaldinho Gaúcho

  1. eliane esteves botti disse:

    Gostaria de fazer uma protese tipo protocolo, mas os custos são alto gostaria de saber o valor em sua clinica.

  2. Pingback: DentCast - O podcast de dentista para paciente - Episódio #1 | DicasOdontoDicasOdonto

  3. Pingback: O novo sorriso do Gustavo Lima | DicasOdontoDicasOdonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>