Os convênios odontológicos são uma dura realidade. As empresas são grandes e lucrativas. Algumas estão se juntando e formando verdadeiros conglomerados. O número de vidas de posse dos convênios aumenta a cada dia, com planos super baratos ou ainda dados de brinde junto com a compra do convênio médico. O estudo que mostraremos à seguir foi realizado em abril deste ano de 2013, com mais de 5.000 profissionais das áreas da medicina, odontologia e fisioterapia sobre convênios.

Um retrato da situação insustentável que estamos vivendo. Mais uma vez pergunto aos órgãos reguladores dos convênios, aos nossos conselhos e sindicatos: Por que estas empresas não são multadas como prevê o código de ética odontológica (VER ESTE POST)? Existem pesquisas, muita reclamação e ninguém faz nada que dê resultado. Tudo continua igual ou pior. Esta semana ficamos sabendo que o Banco do Brasil vem aí com um novo convênio odontológico. Aguardem …

Pesquisa sobre convênios odontológicos CROSP 2013

Analisando o gráfico da pesquisa acima, vemos que 97 % dos dentistas está descontente com as operadoras de planos de saúde, avaliando-as como ruim ou regular. Exigir raio x final e inicial para todo e qualquer procedimento é um absurdo. A assinatura do dentista e do paciente depois do procedimento realizado deveria bastar. A não autorização e as glosas sem explicação vêm em segundo e terceiro lugar. Todo mundo sabe, mas ninguém confirma, que existem “cotas” que os auditores devem seguir mensalmente, gerando glosas injustificadas. 

Muitos dentistas falariam: “Então, parem de atender convênios!” Não é simples assim. Muitas pessoas possuem convênios e muitas delas procuram se tratar com dentistas que estão nos livrinhos de referência das operadoras. Depende da cidade onde o dentista trabalha, ele “perde” muitos pacientes se não atender convênios. O que o dentista deve fazer é negociar as tabelas com as operadoras. Aquelas que não satisfizerem o pagamento mínimo da hora clínica do profissional, devem ficar de fora. Eu sei que não é fácil chegar a um acordo, mas é melhor NÃO atender convênio do que carregar o prejuízo que ele traz para a sua clínica. Se você depender de algumas tabelas, a conta não fecha.

Exemplo:

Uma restauração de resina de 1 face – a famosa obturação mais simples sobre o dente:

Tabela VRPO SOESP (Valor mínimo sugerido):                                           R$ 108,60

Tabela do convênio Bradesco Saúde:                                                              R$ 14,70

O valor chega a ser 14% do valor mínimo sugerido pela tabela do Sindicato. Como que a ANS permite isso? Como que um dentista vai sobreviver ganhando 14% do valor mínimo sugerido por um procedimento? Fora as glosas e os procedimentos não autorizados ou restritos.

Se você deseja ver a tabela completa VRPO do Sindicato de São Paulo, CLIQUE AQUI

Pesquisa sobre convênios odontológicos CROSP 2013 2

Esta outra tabela da pesquisa mostra que não são só os dentistas que estão descontentes com os convênios. Muitos tratamentos deixam de ser feitos como deveriam, ferindo a autonomia profissional. Além de pagarem pouco, não reajustarem as tabelas, acabam atando as mãos dos profissionais. 

Teríamos uma solução se TODOS parassem de atender convênios (os dentistas existem sem convênios odontológicos, os convênios não existem sem dentistas), por tempo indeterminado, mas esse tipo de movimento é muito difícil de acontecer porque muitas clínicas basearam seus ganhos em pacientes de convênio e teriam grandes prejuízos com a paralisação feita dessa maneira. No fim das contas, somos reféns dessas empresas que alavancam lucros estratosféricos em cima de tabelas pequenas, pagando pouco aos principais profissionais que levam o trabalho nas costas, colocando em jogo a qualidade do serviço.

O caso é que não podemos ficar esperando atitudes de entidades, agências, conselhos e sindicatos. A atitude vem de dentro. De cada um de nós. Não aceitar trabalhar por mixaria e de maneira nenhuma diminuir a qualidade do nosso trabalho para “ganhar na produção”. Eu acho melhor atender 2 pacientes com qualidade em um dia do que atender 20 na correria.

Fonte das pesquisas:

http://www.crosp.org.br/profissionais/servicos/publicacoes/jornal/arquivos/jornal141.pdf

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto