Para o público em geral talvez seja uma surpresa, mas nós dentistas sabemos que quanto maior o paciente, mais medo ele tem. Parece ser algo inversamente proporcional. Na cadeira do dentista vemos aqueles esteriótipos de machões virarem criancinhas, tudo por  causa de um trauma psicológico. 

UFC Pezão x Dentista

A voz afina. O suor fica evidente na testa. Vemos suas mãos agarrarem os apoios de braços, nas nossas cadeiras. As veias ficam saltadas. O olhar é de desconfiança. Quase podemos ouvir um “Glup”, onomatopéia clássica que demonstra uma pessoa engolindo seco, prestes a se desesperar. O corpo fica inquieto, adrenalina no máximo, parecendo que o paciente vai sair correndo a qualquer momento. Muitos sentiriam isso antes de entrar em uma luta de UFC, em um octógono. Não. Eles têm medo da gente! É só apertar o pedal da maquininha que eles saem correndo!

É estranho como os lutadores mencionados na matéria do site de esportes da UOL não têm medo de apanhar, mas têm medo de tratar dos dentes. Eles não têm medo de quebrar seus dentes com chutes e pontapés, mas têm medo de uma agulhinha fininha que injeta anestésico para aliviar a dor. A dentista que atende alguns dos mais proeminentes lutadores de UFC brasileiros da atualidade afirma: “Eles seguram a minha mão.” 

UFC é fichinha! Quero ver sentar aqui na cadeira do dentista e não choramingar. Vale a pena ler toda a reportagem no link acima para ver que as técnicas que a dentista usa com os lutadores são parecidas com as que aprendemos na disciplina de odontopediatria. “Se doer, levante a mão.” Aos fiscais e haters da Internet: Não estou tirando sarro de quem tem medo de dentista, mas apenas fazendo um paralelo que mostra como o comportamento humano é interessante, dependendo da situação em que ele se apresenta. 

No final da matéria, a dentista levanta a bola para o assunto dos protetores bucais e confirma: os personalizados são muito mais eficientes que os genéricos comprados em lojas. Então se você pratica esse esporte ou outro que apresente perigo para seus dentes, leia: Protetores Bucais Personalizados.

As Odontodivas também falam sobre o assunto – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto