Moda na Japão – Dentes fora de posição – Yaeba

Manifestações de outras culturas podem nos parecer estranhas e absurdas ao primeiro olhar. Quando elas envolvem os dentes, aí o Blog Dicas Odonto não pode deixar de comentar! A moda no Japão, muito discutida durante o ano de 2012 e início deste no de 2013, é chamada “Yaeba”. Os dentes de jovens mulheres são modificados de uma maneira torta e inusitada. Bizarro? Veja à seguir.


Yaeba Teeth Moda japonesa

É só olhar a foto acima para entender a modificação no visual dos caninos. Os próprios dentistas japoneses aderiram à moda e realizam estas coroas provisórias (ou definitivas em alguns casos) que são cimentadas sobre os caninos das moças. A ideia é fazer com que elas pareçam mais jovens (???). São dentes tortos, protruídos artificialmente, também chamados de “Dentes duplos” ou Yaeba. 

Alguns sites da Internet fazem a conversão do custo desses procedimentos. Passando para a moeda brasileira, esses caninos vestibularizados podem custar de R$ 400,00 até R$ 1.000,00. A modinha é realizada pela maioria dos dentistas que parecem não estar preocupados com guia canina, selamento labial, oclusão e estética. As japonesas parecem buscar um sorriso parecido com o da atriz Kirsten Dunst.

Yaeba Teeth Moda japonesa 2Em abril de 2012 os japoneses puderam testemunhar a formação da primeira “banda de garotas com dentes Yaeba”. Veja AQUI. A explicação para este fenômeno: japoneses acham que mulheres com dentes tortinhos assim são mais sexys, por causa da aparência felina. Umas gatas! Além disso, parece que os dentes tortos fazem dessas garotas mais acessíveis do que as mulheres de dentes retinhos e perfeitos. Então, você que não arranja namorado por causa dos seus dentes tortos, tem duas opções: procurar um ortodontista ou ir pro Japão! Brincadeirinha.

Afinal, por que todos devemos ter dentes brancos, perfeitos com a aparência mais natural possível? Não sei. Esse é o padrão estético que as pessoas procuram aqui no Brasil. Para nós, dentes brancos, naturais e alinhados são a coisa mais bonita de se ver. Para os norte americanos, basta aquela brancura absurda e dentes retos parecendo balas Mentex. Em alguns países da Europa eles se preocupam apenas com a saúde bucal e deixam a estética de lado. Não importa se os dentes estão amarelos e fora de posição, contanto que estejam sem cáries e com as gengivas saudáveis.

Tudo isso é cultural. Quem somos nós para julgar? O interessante é aprender qual o padrão estético buscado pela população que você atende e tentar aliar as vontades dos pacientes com uma odontologia que não traga futuros problemas para as pessoas. Já trabalhei em lugares onde os pacientes queriam “ferros aparecendo” na boca. Outros queriam bráquetes colados sobre os dentes de suas próteses para parecer que estavam de aparelho. 

O Blog Dicas Odonto já mostrou em outras postagens como que a diversidade cultural pode nos parecer estranha. Leia mais clicando sobre os links coloridos deste parágrafo:  Você pode entender mais sobre os “Sorrisos dos Norte Americanos X Sorrisos dos Ingleses“. Outro post fala sobre “Os Dentes da Etiópia“. Você pode saber sobre a moda das meninas chinesas que fazem seus próprios aparelhos ortodônticos falsos em casa AQUI

Quer ver mais fotos dos dentes Yaeba? Veja esse Tumblr

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto
Ortodontia

5 Responses to Moda na Japão – Dentes fora de posição – Yaeba

  1. Lili says:

    essa semana eu vi um comentário no perfil do instagram de uma revista de moda que achei muito bizarro. Tinha a foto de uma modelo e a modelo tinha diastema. Uma pessoa comentou que achava diastema lindo e que queria ter! Como assim gente?

    hahahaha

    e agora essas japonesas querendo dente torto! povo doido rsrsrs

  2. Pingback: Os aparelhos personalizados, ou diferenciados (falsos) - Uma moda perigosa | DicasOdontoDicasOdonto

  3. Pingback: “Dentes Yaeba”. Japoneses acham que mulheres com dentes tortinhos são mais sexys, por causa da aparência felina. | Centro Odontológico Morumbi

  4. Pingback: Redução de lábios, Bardotização e histeria nas Redes SociaisDicas Odonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*