Gengiva Escura

Percebo que muita gente busca no Google sobre “gengiva escura”, uma característica comum em afrodescendentes. Entenda as principais causas de uma gengiva escurecida e como é possível resolver alguns casos, se o paciente tiver vontade.

Pigmentação melânica gengival

A mucosa gengival compartilha muitos tipos de células com a nossa pele. O melanócito é um deles, produtor do pigmento melanina. Pessoas de pele preta possuem a melanina muito mais presente ao redor das células epiteliais por causa da genética. Na gengiva não é diferente. A pigmentação melânica gengival é genética e incomoda algumas pessoas que se referem a esta característica com frequência como “gengiva escura”. Devemos entender e deixar bem claro que isso não é uma doença. Isso é uma característica.

E pessoas de pele branca podem ter essa gengiva escura? Sim, em alguns casos. Sabemos que nós, brasileiros, somos um povo miscigenado. Podemos ter mistura de características de várias etnias. Sabe-se que a gengivite incita a produção excessiva de melanina em algumas pessoas. Então, é importante manter suas gengivas limpinhas sempre com fio dental. 

Devemos lembrar que outras duas coisas podem escurecer a gengiva:

Tatuagem por amálgama – quando há uma mancha provocada por resíduos de amálgama (aquele material prateado das obturações antigas) na mucosa. Hoje em dia, isso é muito raro, dado que o amálgama está em desuso. Além disso, fica difícil de confundir com uma pigmentação melânica que afeta a estética do sorriso, pois o amálgama é (ou era) mais usado nos dentes do fundo. 

Melanoma – Um tumor raro que atinge a cavidade bucal. Representa apenas 0,5% dos casos de todos os tumores malignos da boca. Saiba mais AQUI

O único profissional que está apto a diagnosticar manchas escuras em sua boca é o dentista.   Portanto, não hesite em marcar uma consulta caso você tenha alguma suspeita ou esteja incomodado (a) com a estética de uma gengiva escurecida.

A boa notícia para quem quer remover as manchas escuras de pigmentação melânica é que a melanina se concentra nas células epiteliais mais superficiais da gengiva. Isso significa que o tratamento feito no dentista consiste em “raspar” a camada mais superficial da gengiva, também chamado de “Peeling gengival”. É bom lembrar que cerca de 15 % dos casos podem apresentar recidivas.

Veja este artigo científico sobre isso AQUI 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Conhecimento

9 respostas a Gengiva Escura

  1. Pingback: SOS Dental Blog » Gengiva Escura

  2. Pingback: Gengiva Escura

  3. Pingback: A Gengiva - Dicas OdontoDicasOdonto

  4. maria das dores disse:

    Ufaaa mas aliviada sou de pele negra e ja vi que n tem poblema obg pels dica

    • dicasodonto disse:

      Como você leu na postagem, existe sim, mas pode ser que as células responsáveis pelo escurecimento da gengiva voltem, porque isso faz parte de você, da sua genética. Procure um dentista para avaliar seu caso, se isso te incomoda tanto, mas é uma pigmentação normal da gengiva, assim como uma pele pode ser negra ou branca. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>