Gengiva Escura

Percebo que muita gente busca no Google sobre “gengiva escura”, uma característica comum em afrodescendentes. Entenda as principais causas de uma gengiva escurecida e como é possível resolver alguns casos, se o paciente tiver vontade.

Pigmentação melânica gengival

A mucosa gengival compartilha muitos tipos de células com a nossa pele. O melanócito é um deles, produtor do pigmento melanina. Pessoas de pele preta possuem a melanina muito mais presente ao redor das células epiteliais por causa da genética. Na gengiva não é diferente. A pigmentação melânica gengival é genética e incomoda algumas pessoas que se referem a esta característica com frequência como “gengiva escura”. Devemos entender e deixar bem claro que isso não é uma doença. Isso é uma característica.

E pessoas de pele branca podem ter essa gengiva escura? Sim, em alguns casos. Sabemos que nós, brasileiros, somos um povo miscigenado. Podemos ter mistura de características de várias etnias. Sabe-se que a gengivite incita a produção excessiva de melanina em algumas pessoas. Então, é importante manter suas gengivas limpinhas sempre com fio dental. 

Devemos lembrar que outras duas coisas podem escurecer a gengiva:

Tatuagem por amálgama – quando há uma mancha provocada por resíduos de amálgama (aquele material prateado das obturações antigas) na mucosa. Hoje em dia, isso é muito raro, dado que o amálgama está em desuso. Além disso, fica difícil de confundir com uma pigmentação melânica que afeta a estética do sorriso, pois o amálgama é (ou era) mais usado nos dentes do fundo. 

Melanoma – Um tumor raro que atinge a cavidade bucal. Representa apenas 0,5% dos casos de todos os tumores malignos da boca. Saiba mais AQUI

O único profissional que está apto a diagnosticar manchas escuras em sua boca é o dentista.   Portanto, não hesite em marcar uma consulta caso você tenha alguma suspeita ou esteja incomodado (a) com a estética de uma gengiva escurecida.

A boa notícia para quem quer remover as manchas escuras de pigmentação melânica é que a melanina se concentra nas células epiteliais mais superficiais da gengiva. Isso significa que o tratamento feito no dentista consiste em “raspar” a camada mais superficial da gengiva, também chamado de “Peeling gengival”. É bom lembrar que cerca de 15 % dos casos podem apresentar recidivas.

Veja este artigo científico sobre isso AQUI 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Conhecimento

7 respostas a Gengiva Escura

  1. Pingback: SOS Dental Blog » Gengiva Escura

  2. Pingback: Gengiva Escura

  3. Pingback: A Gengiva - Dicas OdontoDicasOdonto

  4. maria das dores disse:

    Ufaaa mas aliviada sou de pele negra e ja vi que n tem poblema obg pels dica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>