Uma reportagem da Rede Record mostrou como vivem as pessoas em um dos lugares mais quentes do mundo. Um povo sofrido que mora em um deserto africano que tem costumes bem diferentes do que estamos acostumados a ver. Seus dentes são esculpidos por seus pais, assim que a dentição decídua termina. Uma curiosidade para debater.

Print do vídeo da reportagem da Rede Record

Sabemos que cada cultura tem valores diferentes em relação ao sorriso e a boca. Você já leu aqui no Dicas Odonto sobre os sorrisos dos ingleses. As bolivianos, por exemplo, cultivam um sorriso meio estranho para nós, brasileiros. Elas colocam próteses metálicas contornando seus dentes anteriores ou os dentes de uma prótese, como na foto abaixo.

O que me deu um frio na barriga foi ver o que os moradores deste longínquo deserto da Etiópia fazem com os dentes dos seus filhos. Quem tiver interesse, assista o vídeo neste link AQUI – quem quiser ver a parte dos dentes direto, pule para os 7 minutos de vídeo. O repórter mesmo fala que quem assistir vai perder o medo de ir ao dentista. 

Com uma pedra, uma faca, uma unha suja e uma mosca por ali, o pai esculpe os dentes centrais e laterais do filho. Um ritual um tanto quanto polêmico. Ele “serra” os ângulos dos dentes, deixando-os parecidos com “caninos de ponta quadrada”. Pelo que parece, por mais que eles não entendam sobre a anatomia dental, eles removem pouco, não chegando na dentina – o que poderia dar uma sensibilidade dentinária.

Eu, como dentista, acho um grande absurdo desgastar um dente bom dessa maneira, mas é a cultura daquela região. Parece ser um ritual de passagem para a vida adulta. Eles ficam parecidos com vampiros, com seus sorrisos medonhos. Acredito que a evolução humana moldou nossos dentes desta maneira, por sermos todos descendentes de grandes sobreviventes que tinham os dentes centrais quadradinhos, né? Para que mexer no que está quieto? E você? O que acha? A cultura está acima da saúde? Deixe sua opinião.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo