Adivinhem qual é a pior novela mexicana de todos os tempos. Maria do Bairro? Não. Café com Aroma de Mulher? Não. Carrossel??? Nada, essa era bacana! Tinha o Cirilo, o Jaime Palilo e a linda professora Helena. Todas elas tiveram fim. A pior mesmo é essa briga idiota e sem sentido entre duas forças que deveriam estar lutando juntas pela odontologia.

Mais uma vez sinto vergonha. Acabo de receber este e-mail do SOESP (Sindicato dos Odontologistas de São Paulo):

Somos pegos no meio do fogo cruzado entre o CROSP e o SOESP. De novo. Eu lá quero saber de repúdio? Vocês são adultos, que se resolvam. Mais uma vez essa história para boi dormir que o Conselho foi criado na ditadura – OW! Isso já foi, gente. Conformem-se. Passou. Não existe mais ditadura. Existe muita DENTADURA, por falta de organização geral da nossa profissão. A odontologia de São Paulo está jogada na sarjeta, ainda mais agora com toda essa patifaria que convênios com a Rede Unna estão aprontando. Os dois lados estão desgastados na briga. Olhem a perda de tempo e de dinheiro em detrimento da Odontologia. 

Estou muito chateado com os dois lados. Um é o Sincato que obriga Profissionais Liberais   a pagarem uma taxa anual e outro não tem renovação. Quantas vezes fomos obrigados a votar em eleições com chapas únicas? Sempre as mesmas pessoas, distribuindo suas medalhinhas e dando seus discursos vazios. 

O CROSP ainda tem alguns pontos positivos nos últimos meses na luta contra os anúncios em Sites de Compras Coletivas e no apoio aos dentistas de Salvador nesta história da Rede Unna (veja AQUI). E o Sindicato? Quando precisei dele, no início deste ano, quando enfrentei uma demissão, estavam de férias até a segunda semana de janeiro. Liguei 4 ou 5 vezes, a linha caía e nunca me passavam direito para o advogado para eu poder resolver uma dúvida. No fim, só restam as cobranças – essas sim vem no dia certinho, sem atraso.

Sugestões: Que tal começarem a abrir as finanças? Que tal terem transparência? com a gente? Hoje, com a Internet, isso é fácil de fazer. Que tal fazer bom uso do nosso dinheiro? Que tal parar de mandar brindes como canetas e agendinhas. Nós não queremos brindes. Queremos respeito e valorização.

Quero deixar aqui no nosso Blog um apelo aos envolvidos: briguem por nós!!! Nós que suamos a camisa branca para poder fechar o mês no azul. Nós que estamos tendo que aceitar trabalhos por valores baixíssimos por causa de um piso salarial ínfimo. Vocês já viram quanto estão pagando para dentistas em concursos públicos pelo Brasil afora? Tem alguns que pagam menos de R$1.000,00. Não fecha nem a gasolina que se gasta. Briguem por nós que somos achacados pelos convênios com tabelas de procedimentos em que nos pagam menos de R$ 3,00 numa radiografia. 

A odontologia precisa de maturidade, muito trabalho e muitas mudanças. Nada disso é possível para o dentista sozinho. Para isso que existem os Conselhos, Sindicatos e também as Associações. Se não vão ajudar, então se abstenham de receber nosso dinheiro e não atrapalhem.

Veja AQUI o Round 1, ou primeiro assalto, dessa briga.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto