Importantíssima para evolução humana, a língua nos permite sentir o gosto das coisas e é o único músculo voluntário do corpo que não se cansa. Ah, agora você entende como alguns casais ficam todo aquele tempo se beijando, né? Acompanhe um resumo bem humorado sobre este órgão cheio de particularidades. “Se Língua” no texto à seguir:

Supõe-se que um dos nossos mais antigos ancestrais, o Australopiteco, já tinha uma forma de linguagem. Claro que a linguagem se formou no cérebro, mas a comunicação depende muito da língua. Hoje os fonemas são articulados pela voz, com a ajuda dos músculos orais e da língua. Conhece a linguagem própria dos pacientes em relação à odontologia? Veja, clicando aqui.

A língua pode ser presa, grande, rachada, curta, longa, maluca, grossa … Quem fala demais é tachado de “linguarudo”. Quando uma criança não gosta de alguém, ou de alguma coisa, seu extinto primário é o de mostrar a língua. “Língua de Trapo” é aquela pessoa fofoqueira ou quem fala demais (língua solta). Seu principal verbo: lamber. Quando estamos aprendendo inglês, temos que nos acostumar com a colocação da língua entre os dentes para pronunciar palavras como “the” ou “three”. E alguns dão aquela cuspidinha ao tentar …

O dito popular nos avisa quando falamos mal de algo ou alguém: “Você vai morder sua língua!”. Ou ainda, para aqueles que gostam de falar mal dos outros, “devem tomar cuidado para não morder a língua e provar do próprio veneno”. “Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos , sem amor, eu nada seria” – diz o trecho bíblico eternizado por Camões e popularizado pelo Legião Urbana na música “Monte Castelo”.

Parte do símbolo icônico da banda Rolling Stones e ao mesmo tempo parte integrante da imagem mais célebre de um dos maiores físicos de todos os tempos – Albert Einstein. Me digam uma coisa: o que deu nele para mostrar a língua nessa foto?

Protagonista dos beijos apaixonados (“French kiss”) e deixada de lado nos beijos técnicos. A língua é sensual e tem um grande apelo sexual. Ei beijoqueiros: cuidado com a mononucleose, hein? Vai, “Chicleteiro”! Quem vai comer bastante ou saborear da boa gastronomia, “lambe os beiços”!

 

Gente, a língua deve ser higienizada!

Tem uma historinha que eu conto para os meus pacientes que geralmente funciona: imagine que a língua é como um tapete. Microscopicamente, ela é cheia de reentrâncias, que são suas papilas, assim como os fios do tapete. Sabe aquela meleca esbranquiçada que às vezes acumula sobre a língua? Aquilo se chama saburra. Sabe o que é saburra? É cocô de bactéria, à grosso modo. Para limpar seu tapete, você deve esfregar, certo? Com a língua é a mesma coisa!

Papilas da língua da Marge Simpson

A saburra língua é, na maioria das vezes, responsável por um grande problema: o mau hálito. Por isso existem vários limpadores de língua disponíveis no mercado e algumas escovas de dentes vem com um na parte de trás das cerdas. Você vai se impressionar com a sujeira amarelada que sai da sua língua, caso você nunca tenha feito essa escovação.

Algumas pessoas furam suas línguas e colocam piercings. Como dentista, não recomendo. Eles acumulam sujeira, podem causar infamações, infecções e ainda trincar ou fraturar dentes. Porém, cada um faz o que quer com sua língua. Por fim, uma curiosidade, provavelmente bem conhecida: dobrar a língua de certa maneira é determinado por fatores genéticos. Lembrou de mais alguma expressão que fala sobre a língua? Comente abaixo!

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo