Não quero dar sermão em ninguém e nem ser um “eco-chato”, mas se cada um fizer a sua parte em relação ao descarte de materiais tóxicos, nos pequenos detalhes, podemos ter um mundo menos poluído no futuro. Contaminação do meio ambiente é coisa séria, pessoal!

Você fica indignado com derramamentos de óleo no mar por aqueles petroleiros gigantes, certo? Pois é. Se você, dentista, estiver jogando Revelador e Fixador na pia (ou no vaso), películas de chumbo e restos de amálgama no lixo, você está fazendo parecido, considerando as devidas proporções. 

Revelador e Fixador radiográfico não são biodegradáveis, isto é, a natureza não dá conta de degradar e transformar esses materiais. Ao jogá-los no ralo, você está contaminando o esgoto. Eles mantém sua forma química e vão contaminar os lençóis freáticos, fontes de água mais limpa que temos aqui na Terra. E a película de chumbo da radiografia? O chumbo é um metal pesado que contamina o solo, entre outras coisas. 

A solução? Existem empresas que trabalham para reciclar esses materiais. No estado de São Paulo, a empresa REFINA METALQUÍMICA faz o recolhimento dos produtos químicos usados para a revelação de radiografias. Entrei em contato com a empresa e a atendente me explicou que eles realizam um contrato com taxa única com clínicas e consultórios odontológicas. 

Outra opção pode ficar com a empresa REPRATA AMBIENTAL que faz a coleta de todos os materiais que você não deve jogar no lixo ou na pia. Eles fazem um pacote de coleta de Revelador, Fixador, filmes radiográficos, resíduos de amálgama e película de chumbo. Eles também fornecem os recipientes e mandam um folheto explicativo de como segregar cada material. O preço é cobrado semestralmente e ainda há emissão de laudos para você provar à Vigilância Sanitária que está jogando este lixo no lugar certo.

Apesar de ter um custo (mais informações veja abaixo os telefones e os sites das empresas), não podemos desprezar esse lixo tóxico em qualquer lugar, deixando uma herança de poluição e contaminação para nossos filhos e netos. Obrigado à minha amiga e colega, Dra. Ana Carolina Freitas, que puxou este assunto no Facebook.

Achou o preço que as empresas cobram meio salgado? Eu também. Para as películas das radiografias, existe uma outra maneira – junte-as em um recipiente e depois você pode vendê-las em locais que compram metais como alumínio. Vai dar apenas alguns centavos, mas assim você ajuda o meio ambiente, dando a finalidade correta à película de chumbo.

Procure se informar na prefeitura de sua cidade, se não há uma coleta específica para estes materiais. 

Veja esta página do Facebook – AQUI

Mais info sobre ambiente e odontologia siga o @DentistaVerde no Twitter.

Reprata Ambiental (http://www.reprata.com.br/) – (11) 26069966

Refina Metalquímica (http://www.refina.com.br/) – (11) 55880766

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto