“Passa Já” para dor de dente? Não funciona!


Um dos medicamentos controversos usados pelos pacientes para a dor de dente – O “Passa Já” – não funciona como o paciente espera. A explicação é muito simples. Veja à seguir:

 

“O dente começou a dar algumas pontadas. Geralmente, a dor era apenas provocada. Só doía quando mordia em cima desse dente ou quando batia algo gelado. Ele estava com uma parte quebrada, mas parou um pouco de doer. Deixei quieto. As semanas passaram. Eu tinha até esquecido. Aí voltou a doer. Esta semana toda, ele está latejando. Quando deito na cama, então, nossa… Está doendo demais! Não consigo dormir. Fui ao armarinho dos remédios de casa. Não sabia o que tomar. Dipirona? Aspirina? Dorflex? Doril? Cataflan? Amoxicilina?

Hoje a dor aumentou de um jeito que não achei que fosse possível. Dói o ouvido, a cabeça… Ouso dizer que dói até o cabelo! Aí pensei: Para onde eu vou? Pro dentista? Não. Para a farmácia.

- Ei, o que vocês tem de bom aí para dor de dente?

- “Passa Já”. Esse é bom. Você passa no dente e melhora!”

A situação hipotética acima é extremamente comum. Dezenas de pacientes já me relataram, apenas com alguns detalhes de diferença. Sem exagero. Eu trabalho em Pronto Socorro Odontológico há mais 10 anos e desde o princípio da minha carreira de plantonista ouço essa história.

- PASSAJÁ  1MG + 4MG + 8MG + 2MG + 8MG + 0,012ML + 1ML / 1ML C/ 1 FLACONETE 
Composição: Cloridrato de Novocaína + Timol + Mentol + Cânfora + Ácido Carbólico + Eugenol  (Por que será que queima a gengiva? Ácido Carbólico, Eugenol…etc) 

Preço médio = R$ 2,10

No início achei que fossem exceções. Pacientes masoquistas. Falta de dinheiro era o motivo em alguns casos. Porém, ainda hoje, não entra na minha cabeça essa passadinha na farmácia, antes de ver o dentista. Alguns exemplos que gosto de dar: “Se você tivesse com um buraco no meio da cara, você iria deixar ele doer para consultar um médico?” ou “Se tivesse quebrado a perna, mas não tivesse sentindo dor, iria esperar a dor chegar?”

Gente, um dente quebrado vai dar problema um dia, menos dia. É uma bomba relógio, sem horário definido para explodir. Não quero entrar numa briga com nossos colegas farmacêuticos, mas existem profissionais que deveriam orientar melhor seus clientes, ao invés de empurrar um remédio que não faz efeito nenhum. Acredito que sejam uma minoria.

O “Passa Já” é um Anestésico Tópico com outros produtos químicos. Ele serviria apenas se seu dente estivesse aberto com o nervo exposto. E pior: você já tomou vários analgésicos (Dipirona, Aspirina e etc), que são muito mais fortes que um anestésico tópico e a dor não passou. 

Um anestésico tópico tem ação local sobre tecidos moles, isto é, gengiva, língua, bochecha e direto sobre o nervo do dente. Sua ação dura alguns míseros minutos. A melhor dica que posso dar aqui neste Post é: se estiver com um dente quebrado, não espere doer para ir ao dentista. Não perca seu tempo indo à farmácia ANTES do dentista. Nestes casos, esqueça o “Passa Já”. Passe lá – No dentista.

Queria aproveitar e dar meus parabéns ao Passa Já – Não existe foto dele no Google! Procurei em várias farmácias e ele é um produto meio escasso. Não sei como as pessoas encontram!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo 


Fatal error: Uncaught Exception: 1: An unknown error occurred thrown in /srv/www/sites/dicasodonto/public/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273