“Passa Já” para dor de dente? Não funciona!


Um dos medicamentos controversos usados pelos pacientes para a dor de dente – O “Passa Já” – não funciona como o paciente espera. A explicação é muito simples. Veja à seguir:

 

“O dente começou a dar algumas pontadas. Geralmente, a dor era apenas provocada. Só doía quando mordia em cima desse dente ou quando batia algo gelado. Ele estava com uma parte quebrada, mas parou um pouco de doer. Deixei quieto. As semanas passaram. Eu tinha até esquecido. Aí voltou a doer. Esta semana toda, ele está latejando. Quando deito na cama, então, nossa… Está doendo demais! Não consigo dormir. Fui ao armarinho dos remédios de casa. Não sabia o que tomar. Dipirona? Aspirina? Dorflex? Doril? Cataflan? Amoxicilina?

Hoje a dor aumentou de um jeito que não achei que fosse possível. Dói o ouvido, a cabeça… Ouso dizer que dói até o cabelo! Aí pensei: Para onde eu vou? Pro dentista? Não. Para a farmácia.

- Ei, o que vocês tem de bom aí para dor de dente?

- “Passa Já”. Esse é bom. Você passa no dente e melhora!”

A situação hipotética acima é extremamente comum. Dezenas de pacientes já me relataram, apenas com alguns detalhes de diferença. Sem exagero. Eu trabalho em Pronto Socorro Odontológico há mais 10 anos e desde o princípio da minha carreira de plantonista ouço essa história.

- PASSAJÁ  1MG + 4MG + 8MG + 2MG + 8MG + 0,012ML + 1ML / 1ML C/ 1 FLACONETE 
Composição: Cloridrato de Novocaína + Timol + Mentol + Cânfora + Ácido Carbólico + Eugenol  (Por que será que queima a gengiva? Ácido Carbólico, Eugenol…etc) 

Preço médio = R$ 2,10

No início achei que fossem exceções. Pacientes masoquistas. Falta de dinheiro era o motivo em alguns casos. Porém, ainda hoje, não entra na minha cabeça essa passadinha na farmácia, antes de ver o dentista. Alguns exemplos que gosto de dar: “Se você tivesse com um buraco no meio da cara, você iria deixar ele doer para consultar um médico?” ou “Se tivesse quebrado a perna, mas não tivesse sentindo dor, iria esperar a dor chegar?”

Gente, um dente quebrado vai dar problema um dia, menos dia. É uma bomba relógio, sem horário definido para explodir. Não quero entrar numa briga com nossos colegas farmacêuticos, mas existem profissionais que deveriam orientar melhor seus clientes, ao invés de empurrar um remédio que não faz efeito nenhum. Acredito que sejam uma minoria.

O “Passa Já” é um Anestésico Tópico com outros produtos químicos. Ele serviria apenas se seu dente estivesse aberto com o nervo exposto. E pior: você já tomou vários analgésicos (Dipirona, Aspirina e etc), que são muito mais fortes que um anestésico tópico e a dor não passou. 

Um anestésico tópico tem ação local sobre tecidos moles, isto é, gengiva, língua, bochecha e direto sobre o nervo do dente. Sua ação dura alguns míseros minutos. A melhor dica que posso dar aqui neste Post é: se estiver com um dente quebrado, não espere doer para ir ao dentista. Não perca seu tempo indo à farmácia ANTES do dentista. Nestes casos, esqueça o “Passa Já”. Passe lá – No dentista.

Queria aproveitar e dar meus parabéns ao Passa Já – Não existe foto dele no Google! Procurei em várias farmácias e ele é um produto meio escasso. Não sei como as pessoas encontram!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo 

60 respostas a “Passa Já” para dor de dente? Não funciona!

  1. Ana Tokus disse:

    Realmente, após ler o post a primeira coisa que fiz foi procurar uma foto do “Passa Já” no Google. No ecziste. ;)

    É, mais um daqueles jeitinhos de “dar o golpe” no dentista… e quem termina “golpeado” é o paciente! O.O

  2. Jonis disse:

    kkk, realmente ele so anestezia alguns segundos! Ah,comprei um, mas perdi a caixinha, se nao iria colocar no google! .-.

  3. Victor Ribeiro disse:

    comprei duas caixas hoje, muito bom…viw
    cheguei ate a beber um pouco de tanta dor,viu
    mais passou e vou dormir agora

  4. Nanaisa disse:

    Haaaaaa comprei um e realmente o efeito é momentaneo..

    Mas como ir ao dentista?? é muito caro!!!

    Mas com a dor q eu to eu tomo ate morfina..

    hahahahaha

    • dicasodonto disse:

      Se você pensar em prevenção no dentista, não é caro. Outra, tem prioridades e prioridades. Tem gente que prefere ter carro, celular, Ipad, Notebook, mas não ter dentes… aí é de cada um, né?

  5. Pingback: Mentiras e Mandingas dos Bochechos | DicasOdonto

  6. Meu dente doi disse:

    Gostaria de cuidar dos meus dentes , mas o custo e realmente muito auto.

    • dicasodonto disse:

      Tem algumas opções – procurar serviços públicos (difícil dependendo onde você mora); procurar cursos em unidades da APCD, ABO, SOESP, ABCD, Nap Odonto, Sfera Cursos (procure os sites dessas instituições no Google e veja telefone ou informações sobre TRIAGEM); Contratar um plano de saúde odontológico ou ainda procurar faculdades de odontologia. Boa sorte!

  7. Hahaha .. me compraram esse passa já , posso até tirar uma foto .
    Ele aliviou sim , mas logo depois dormi .. meu dente está com esses mesmos sintomas aí de cima , e isso pq fui ao dentista , mais doi somente a noite , o dente quebrou um pedacinho , ai uns dias depois veio essa dor ! o que é ? pode me explicar ? bjsss

  8. Fui ao dentista hoje mesmo .. ela disse que é caso de canal , preferia até extrair … só que marcou sou para o dia 8 de março , vê se pode , e eu curtindo dor !!!! e eu não posso tomar dipirona nem tão cedo ! Obrigada pela dica ! bjs

  9. algum remedio pra canal tratado ? please ! dói mais que antes !!!!

  10. rafael disse:

    eu uso Torsilax bom demais.

    • dicasodonto disse:

      Lembrem-se: NUNCA tomem remédio sem prescrição do dentista ou do médico! Abs

      • fabiana disse:

        gente que dor mais infernal, doi ate o meu ouvido. e o pior de tudo nao tenho nem um centavo para ir ao dentista. acho que o jeito e um passa rapido com 2 comprimidos de ibuprefeno mesmo, ate segunda feira pra eu ir ao dentista do posto de saude. o meu fim de semana vai ser looooogo.

  11. sued nunes disse:

    ola eu tenho uma duvida pois estou cursando odonto e gostaria de abrir uma clinica 24 7 dias por semana pois ja tenho amigos que toparia trabalhar nesse projeto , qual sua opinião estou no caminho certo ????

    • dicasodonto disse:

      Olha, primeiro você precisa ver como está o mercado na sua cidade para este tipo de negócio. Neste caso você vai precisar entender mais de administração de empresas do que de odontologia. Depois você precisa decidir se vai atender convênios ou não – optando por eles você garante o giro da sua clínica. Veja também se os convênios estão credenciando clínicas 24 horas – eu sei que em certos casos se você se credencia como clínica de urgência, você não pode ser uma clínica de tratamentos. Assim você fará apenas procedimentos de urgência e encaminhará os pacientes para outras clínicas credenciadas. Procure pela demanda deste serviço – se ela existir, procure um ponto bacana, perto de transporte público de preferência e vá em frente. Boa sorte!

      • willian disse:

        carao amigo doutor meu dente inciso esta comessando a nascer e esta doendo muito acho que ele esta arrancando tudo pela frente me ajuda a me fala qual melhor anestesico para a dor do inciso willian brasilia df

  12. Carlos Cezar disse:

    Não tem dor pior que a dor-de-dente.Sempre que preciso eu uso o passajá é muito bom
    o alívio vem na hora.

  13. Pingback: Dor de Dente: Qual é O remédio?

  14. Raiat disse:

    É Realmente estava com uma dor na raiz do Dente, Estou com suspeita de inflamação na raiz do dente, ou ifiltração. Usei o Passajá E Não Adiantou. O Tempo de reação do produto é muito pouco, i ainda ele deve ser aplicado em dentes abertos com raiz exposta e não nesse tipo de problema como é o meu caso, além aconselho não compre o produto sí estiver com problema como ifiltração ou inflamação. Compre um Dorflex, Diclofenaco. E Em Seguida vai no Medico Odontologico, que Os acidos e Sais Que Contem no “passajá” pode acabar piorando Cada vez mais Seu dente. Vlw

  15. Raiat disse:

    http://www.drogariaminasbrasil.com.br/Imagens/produtos/76/1576_0_Ampliacao1.jpg
    A FOTO DO PASSAJÁ DOUTOR ME INDICA UM REMEDIO MELHOR AINDA ESTOU COM DOR DE DENTE!

  16. André de Souza disse:

    eu estou morrendo de dor, meu dente la de traz esta rasgando, esta latejando a gengiva, doi demais
    e o pior e que parece que minha garganta esta doendo junto
    e nao tem dentista aberto agora o que eu faço?

  17. Luciano Pereira disse:

    Voltei do dentista após tratar o canal para colocação de um pino. A dor começou 24 horas depois. Por acaso descobrir que usar tranquilizante do tipo rivotril tira a dor do dente por alguma horas. Usei uma dose baixa de 0,50. Estou utilizando o antiflamatório do dentista, mas tirar dor que é bom nada. Penso que além do tranquilizante, usar o cataflan é o melhor remédio até que a inflamação vá diminuindo. No meu caso não foi medo de dentista, foi o dentista que estragou o meu final de semana.

    • dicasodonto disse:

      Olá Luciano. Acredito que você não deveria se auto medicar. Ainda mais com remédios tarja preta do tipo do Rivotril que podem lhe dar efeitos colaterais indesejados. Deveria ter procurado um dentista. Existem procedimentos em saúde que podem dar reações exacerbadas do organismo como aconteceu com você. Alguns tratamentos podem causar dor mesmo, infelizmente. Agora reflita com você mesmo: foi o dentista que deixou seu dente estragar a ponto de ter que fazer canal e pino para prótese fixa ou foi você que descuidou dele? Boa sorte

  18. Marcela disse:

    Gente, como vocês tem a coragem de pedir uma receita pela internet? E mais coragem ainda de usar esses remédios que só Deus sabe o que tem nele e o que pode provocar no seu organismo! Todos reclamam que dentista é caro, mas vocês por acaso sabem o custo para nos formarmos? E o custo dos materiais? E o custo dos equipamentos que usamos?

  19. eliandra andrade disse:

    legal! tomei dipirona 50mg e nada! ontem descobri Dipirona de 1 g, demorou a fazer efeito como o outro, agora o efeito já passou e estou sentíndo um mal estar horroroso!!! Definitivamente dor de dente è um teste de paciencia: só nos acomete nos fins de semana e nos horários impróprios, agora além d voltar ao dentista acho que terei que ir num gastro. Gostei muito do blog!

  20. valmor disse:

    Meu Deus…extraí um dente hoje pela manhã estou com uma dor terrível. Juro que nunca senti uma dor como essa. O dentista me receitou Tylenol 750mg de 6/6h. Parece não estar fazendo qualquer efeito. Minha vontade é tomar a caixa toda de uma só vez para desmaiar e, quem sabe quando acordar, a dor já ter passado.

  21. isaias disse:

    Comprei um passa ja funsiona reamente estava com uma dor de dente que nao parava comigo fonsionol .

  22. carlos disse:

    eu to com um dente furado e ele estar doendo pra caramba, será que eu posso compra um passa já, que vai resolver meu problema agora,

  23. maria disse:

    meu dente esta doendo muito ,estou tomando o nimesulida até que melhorou mto no inicio ,mas ontem eu tomei sorvete (e meu dente ja ta sensivel) pensei já tomei o remédio entao nao tem nadinha … que nada agora a noite toda doeu … e agora ja ta doendo
    muito sofremento:| qual remédio agora? pelo ou menos por enquanto eu começo meu tratamento .
    ajuuda

  24. Andreza disse:

    …Sei da importância de ir ao dentista, porém estou toda sequelada, por causa de maus profissionais, gente mercenária…gastei uma fortuna com meu último tratamento, e hj estou me contorcendo de dor…Estou morando em Sao luis – Ma e aqui ninguém sabe indicar nada. Como vejo que o Dr.e tão esclarecido, gostaria de saber, como posso investir em um profissional, sem qualquer indicação …Lembrando que os profissionais que investi, conhecia a anos, porém sendo leiga e ingênua, fui passada para trás

    • dicasodonto disse:

      Infelizmente, você deu azar. Geralmente, procure um dentista que atendeu bem alguém da sua família, seus amigos ou seus colegas de trabalho. Não acredito que todos dentistas de São Luís vão querer passar os pacientes para trás. Se você se sente lesada pelos profissionais, você sempre tem a opção de procurar seus direitos. Para isso, tenha certeza de que a culpa foi dos dentistas que você passou. Boa sorte.

  25. Adriano disse:

    Você tem toda razão e mais um pouco amigo, o famoso “PASSA JÁ” é um socorro imediato para um fim de semana por exemplo que não tem como você procurar um dentista, ele não trata canal, nem dente cariado nem nada, quando chega a ponto de usar o famoso “PASSA JÁ” significa que vacalhamos com a saúde de nossa boca, agora, usar “PASSA JÁ” como tratamento, é colocar em risco uma piora muito grande de nossos dentes, eu também era assim, agora cuido mais dos meus dentes

  26. Janaina disse:

    Você tem razão,o meu dente quebrou e nunca me deu maiores problemas,deixei de ao dentista pelo simples fato…MEDO,mais agora estou no oitavo mês de gestação e agora este dente achou de me dar a maior dor de cabeça,literalmente,tomei paracetamol e nada,fui na farmácia e me indicaram diclofenaco,passou,mais agora voltou,e advinha o que meu sogro comprou? PASSA JÁ,coloquei no dente,passou mais o melhor que tenho é fazer é ir ao dentista mesmo,pois no meu resguardo ficará muito difícil,ainda mais depois de ouvir de um profissional um conselho tão bom…obrigada

  27. Luiza Peres disse:

    Olá caro colega, li seu post pois com pouco tempo de formada me deparo com várias dúvidas .
    Trabalho em uma Unidade Básica de Saúde e isso me impossibilita de realizar procedimentos como a própria endodontia, quando me deparo com um dente com ou sem lesão cavitada porém com dor baixa, mas no momento da remoção do tecido cariado percebo que a lesão se encontra muito profunda e o tecido totalmente desmineralizado e desorganizado, somente com massa alimentar e restos dentinários sobre a região da polpa, eu não continuo o procedimento pois não tenho como fazer pulpotomia ou pulpectomia, qual medicação você me indicaria para colocar,
    o formocresol?
    Se preferir não me passar protocolos ou técnicas por ser algo de preferência de cada profissional, aceito um artigo sobre o assunto. Estou procurando sobre esse tema mas não encontro um artigo que seja claro o suficiente ao indicar um tratamento nesse caso.
    Agradeço desde já!

    • dicasodonto disse:

      Olá Luiza Peres. Enviarei minha resposta por email. Muito obrigado pelo seu contato. É uma vergonha que neste país, o serviço público não forneça o mínimo dos materiais para o dentista poder trabalhar com segurança e resolver casos como este. Triste.

  28. Michele Souza disse:

    Minha mãe comprou um desses esses dias, se a caixinha ainda estiver lá vou tentar tirar uma foto e colocar na internet. Lá em casa os papéis se invertem eu tento obrigar minha mãe a ir ao dentista, porém ela morre de medo do motorzinho. Vê se pode!

  29. Lucas de magé disse:

    Pooxa, meu “segundo dente de traz pra frente superior esquerdo” quebrou em 2012, mas ele não doia, quebrou quando comia um sacolé e mastiguei aquela casca preta do côco… e ele quebrou… mas meu dente não era cariado, aparentemente era um dente bom… mas ele sempre foi meio dolorido, lembrando que não tinha cáries, sempre cuidei muito bem dos meus dentes, mas esse em especial, sempre me deu uma preocupação, ele quebrou e eu fui deixando “porque não doia”, até que um dia eu comi um cajá, e atingiu o nervo, PRONTO! que dor de desmaiar, fiquei deitado o dia todo e acabei dormindo, no outro dia tinha passado, mas tava esquisito, então fui nesse ritimo até AGORA, que não to aguentando mais!!! e agora sim, ele ta com cáries, ta escurecendo aos poucos, estive banhando ele com cachaça, mais não está adiantando como antes, até gostaria de arrancar pra sumir com essa dor, mas o que me impede é que meus dentes são bonitos, e tenho pena de arrancar, será que da pra recuperar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>