Esse assunto já foi bastante comentado no Facebook, Twitter e em outros Blogs de Odontologia (links no final do Post). Eu queria falar sobre o assunto, mas precisava de mais informações, para poder dar um ponto de vista mais completo. Fuçando um pouco no Google, achei a tabela completa. A foto abaixo circulou por e-mails e redes sociais, acompanhada de milhares de comentários de indignação dos dentistas.

Todos ficaram nervosos. O CROSP mandou uma nota de esclarecimento explicando todas as infrações éticas que esse pessoal da Mapfre, das Casas Bahia e da operadora Sorriso está cometendo. Veja aqui a nota completa – AQUI – é só blablablá. 

Essas empresas tem seus slogans apenas para inglês ver. No link à seguir, você pode ver a tabela completa de procedimentos odontológicos dessa operadora. Cirurgião Dentista, que atende recebendo esses valores está se desvalorizando muito. São valores absurdos, no fundo do poço do mercado.  Na verdade, é uma “Dedicação total à você, junto com uma seguradora diferente e uma operadora com nome de Sorriso”.

TABELA DE PROCEDIMENTOS COMPLETA DA CASAS BAHIA

Quem devia proibir isto? A ANS! O Plano está lá registrado e aprovado. Nós, dentistas, somos muito pequenos para lutar contra essas empresas gigantes e fortes no mercado.

Pacientes: Não se enganem! Tratamento odontológico não pode ser de qualidade se for tão barato deste jeito. A maioria dos procedimentos está em um valor abaixo de R$ 25,00.

Dentistas: Não se vendam por mixaria e esmolas. Quanto tempo e dinheiro vocês gastaram para aprender a fazer uma extração, por exemplo?

A maioria dos dentistas responderiam a pergunta acima assim: ” Demorei uns 5 anos para aprender a fazer uma extração.”  Porém, como diria um amigo meu: ” Eu demorei no mínimo 15 anos para poder fazer uma extração, pois primeiro tive que aprender a escrever, ler, somar, dividir, ciências, fazer cursinho, passar no vestibular e aí chegar nos 5 anos de faculdade.” Não se esqueça do valor do seu esforço e do seu trabalho. Se não, estamos todos perdidos.

Existe muito Blá-blá-blá e pouco se faz. Achei a tabela pelo Google, em uns 4 cliques. Marcam reuniões, reclamam daqui, vários denunciam, mas nada acontece de verdade. Essa vergonha vai continuar, a não ser que a classe, por algum milagre, se una e não aceite trabalhar por esses valores.

Deixem nos comentários suas críticas e idéias para que essa situação não piore ainda mais.

Outro odontoblog fala sobre o assunto:

BLOG VIDA DE DENTISTA

Um Abraço,

Equipes Dicas Odonto