O que é Endodontia?

Endodontia é a especialidade que cuida do interior do dente. A polpa, que é a parte do dente onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguinea do dente, é a parte de interesse dessa área da odontologia.

A maioria dos problemas de canal acontecem quando uma cárie se aprofunda e chega até a polpa do dente causando inflamação e infecção. O canal também pode precisar de tratamento quando há algum trauma dental ou fratura.

Então, o que é um tratamento de canal?

Tratar um canal significa retirar a polpa dental inflamada ou infectada, esvaziando esse espaço. Lógico que esse espaço dentro do dente fica infectado também, então a endodontia alarga os canais com as limas, retirando a dentina infectada e lava tudo quimicamente. Posteriormente, o canal é fechado com materiais que conservem aquele lugar livre de bactérias e o dente possa continuar na boca. Um trabalho quase que artesanal.

Tratamento de Canal tem a fama de ser dolorido, porém, o dente dói se não for tratado. A pulpite, inflamação da polpa mais comum tratada por esta especialidade, é muito dolorida mesmo e essa dor só chega se o paciente deixar aquele dente cariado sem tratamento. O tratamento em si é realizado com anestesia e a dor pode ser controlada com remédios.

Cada grupo de dentes tem um número diferente de canais. Isso mostra a diferença de dificuldade de cada dente e explica a diferença de preço entre tratar um dente incisivo que só tem um canal e de tratar um dente 1º Molar superior que pode ter de 3 a 4 canais.

Até o Logotipo do Dicas Odonto mostra uma representação da Polpa Dental

Atualmente, a Endodontia entrou em uma nova era com uso de instrumentos rotatórios e do microscópio clínico, o que aumenta o índice de sucesso dos casos. Se há estrutura dental remanescente suficiente, sempre é melhor optar pelo tratamento do canal, biologicamente e financeiramente.

Hoje se fala muito em Endodontia X Implantes, em que muitos preferem arrancar o dente e fazer um implante ao invés de tratar o seu canal. Isso é discutível e varia em cada caso, mas fazer o canal com um especialista, corretamente, sai mais barato e pode ter uma grande durabilidade, se comparado ao implante.

Você tem mais dúvidas sobre a Endodontia? Fique à vontade para perguntar nos comentários.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo

52 respostas a O que é Endodontia?

  1. Mto bom esse link !!parabéns pelo site!!!bjos ma godas

  2. eliana piazzaroli disse:

    Estou fazendo um tratamento de canal em um dente que eu nem sentia dor e que não tinha cárie, na verdade o dente que dói e incha a gengiva é o que fica ao lado deste que estou tratando, no caso um dente da frente na parte superior (desculpe não sei o nome dele), enfim quando cheguei ao dentista reclamando de dor em um dente que eu já fiz canal há mais de 20 anos, foi tirado um raio-X e verificado que eu tenho um granuloma do tamanho de um caroço de azeitona.
    A opção do dentista foi de fazer um canal neste dente (que eu disse que não doia) e não no dente que eu tinha o canal, pois pelo raio-X o canal deste estava perfeito, e a lesão em cima do outro dente.
    Logo após o dentista começar o tratamento (07/02), logo que passou a anestesia já comecei a sentir o dente latejar, a orientação foi para que eu tomasse diclofenaco sódico e fazer bocecho com água morna e sal.
    Dois dias depois o dente não latejava mais, mas eu não podia relar nele.
    Retornei ao dentista no dia 10/02, ele teve que aplicar a anestesia 3 vezes e não pegou, na primeira meu nariz sangrou (não sei o por que), enfim ele foi mexendo e aplicando alguma coisa até que anestesiou (enquanto isso eu senti muita dor). Hoje é sábado e meu deste está latejando muito, realmente estou preocupada. É normal tudo isso?
    obrigada, Eliana

    • dicasodonto disse:

      Olá Eliana. Sobre o diagnóstico do granuloma, às vezes, ele é tão grande que acaba por contaminar mais de um dente. Sobre o dentista fazer um canal em um dente que você não sente dor, isso acontece mesmo, em casos como o seu. Em relação à dor, ela pode ser controlada melhor com analgésicos, mas para tudo isso, seria preciso você voltar ao seu dentista o mais rápido possível para ele poder fazer a receita do medicamento correto. Se não tiver como ir ao seu dentista, procure um Pronto Socorro Odontológico. O tratamento de canal traz alguns percalços como estes em certos momentos, mas apenas com a descrição do caso, fica difícil responder suas dúvidas com certeza. Melhor você tirar todas suas dúvidas com o seu dentista mesmo. Boa sorte. Qualquer coisa, estamos aqui à disposição.

  3. Ive Rodrigues Furtado disse:

    Estou concluindo o curso de Auxiliar da Saúde Bucal (ASB) e preciso apresentar um seminário sobre a especialidade Endodontia. Esse site me ajudou muit no preparo do trabalho e tenho certeza que vou tirar uma nota muito boa, graças a vocês! Muito obrigada (:

  4. danilo disse:

    fiz um tratamento de canal,mais meu dente continua doendo,meu canal ta tendo sangramento pelo canal e doi quando a doutora bota o que parecer cer uma agulga bem fininha para limpar o canal.ja fui medicado para desilfamar mais continua doendo muito o que eu devo fazer e o que deve ser isso?

    • dicasodonto disse:

      Entre em contato com seu (sua) dentista o mais rápido possível ou procure uma clínica de urgência odontológica para sanar sua dor. Converse com seu(sua) dentista sobre o assunto. Algumas inflamações ou infecções são difíceis de se lidar. Converse com seu(sua) dentista se seria o caso de procurar um especialista em endodontia, caso ele(a) já não seja. Boa Sorte.

  5. bruna disse:

    vou fazer um tratamento de canal no dente superior da frente , a parte da frente esta boa o problema é a parte de traz do dente q esta cariada,estou com medo do dente quebrar durante o canal.Isso pode acontecer?
    se acontecer qual é o procedimento?

    • dicasodonto disse:

      Olá Bruna. Pode ir sem medo. É muito difícil o dente quebrar no decorrer de um tratamento de canal. Às vezes, pode acontecer do dente já vir fraturado e o dentista não ver esta fratura – geralmente de difícil visualização. No geral, apenas se a cárie for muito extensa, ou se você sofreu um trauma na região, o dente tem chances de quebrar. Boa sorte.

  6. Débora Santos disse:

    Olá dr. Luiz, após um tratamento endodontico, qual é o prognóstico deste dente? Qual é a “sobrevida” média desses dentes? Obrigada, Débora.

    • dicasodonto disse:

      Depende muito. O dente precisa ser avaliado direitinho. Se o dentista decide pelo tratamento de canal, é porque ele acredita que aquele dente vai durar ainda por muito tempo. Depende também de quanto a estrutura do dente foi perdida pela cárie ou pela fratura. O canal, pelo canal, se feito corretamente, deve durar para o resto da vida. Ele pode ter alguns problemas, reinfectar, etc, mas tenha em mente que é sempre bom fazer manutenções regulares no dentista, estar sempre avaliando e prevenindo, mesmo depois do canal feito. É um tratamento totalmente confiável e com boa porcentagem de sucesso. Boa sorte.

  7. sandra disse:

    Bom dia Dr. Luíz,
    fiz um tratamento de canal e depois foi feito uma coroa, só que esse dente de coroa está ficando muito escuro. Porque ele está escurecendo? É poque o material é ruim ou o que??
    Um abraço Dr.

    • dicasodonto disse:

      Olá Sandra. Não tenho como saber os verdadeiros motivos do escurecimento. Melhor entrar em contato com seu dentista e pedir para ele avaliar o porquê do escurecimento e como resolver o problema. Boa sorte.

  8. marilu xavier disse:

    o dente de leite te fazer canal

  9. Rosa Maria Barbosa Pinto disse:

    Bom dia, estou com uma aluna mexicana, (sou prof. de Ingles /Portugues) e ela é dentista e quer fazer especialização em endodontia. Ela está começando a aprender o Portugues e eu gostaria de começar a passar um vocabulário mais especifico para que ela já comece a se familiarizar com o mesmo. O que posso e onde posso achar este vocabulário?

    • dicasodonto disse:

      Existem alguns dicionários de termos odontológicos. Talvez se você procurar em sites de vendas de livros médicos e odontológicos ou em livrarias especializadas, você encontre esses dicionários. Existem alguns portáteis até. Boa sorte.

  10. FABIO FRACASSO disse:

    BOA NOITE,FIZ TRATAMENTO DE CANAL EM 2009 JA VOLTEI ALGUMAS VEZES AO DENTISTA ,MAS O DENTE CONTINUA DOENDO DEMAIS

    • dicasodonto disse:

      Sim. Por exemplo, se você cair e bater o seu dente da frente no chão, ele pode precisar de canal por causa do trauma, o que não tem nada a ver com cárie. Em outros casos, a cárie é pequena vista clinicamente, mas microscopicamente, as bactérias já infectaram o canal do dente. Tudo isso vai ser analisado na hora do diagnóstico. Para isso existem as ferramentas como radiografia periapical, percussão (quanto o dentista dá umas batidinhas no dente) e uso de frio ou calor para detectar vitalidade do dente. Boa sorte.

  11. Claudia Tomaz disse:

    Estou fazendo o curso de Técnico em Saúde Bucal,nesse sábado vou apresentar um seminário sobre 3 especializações,e uma dessas especializações é “endodontia”,na verdade estava perdida sem saber o que fazer,isso foi antes de ecnontrar esse site,então PARABÉNS pelo site,pois esclareci todas as minhas duvidas.abraço

  12. Daniel disse:

    Bom dia,

    estou com uma duvida, preciso fazer um canal e o dentista pediu para eu procurar um endodontista para fazer uma coroa, mais o que seria esta coroa?

    • dicasodonto disse:

      A coroa é a prótese. Ela é o dente (geralmente de metal e porcelana ou metal e resina) que vai por cima da raiz do seu dente. O tratamento de canal trata o raiz do seu dente, conservando-o, sem precisar fazer extração. Aí por cima desta raiz ou do remanescente de dente a gente faz uma “coroa” ou uma prótese fixa ou também chamam de “jaqueta”. O endodontista faz o canal e o protesista faz a coroa, ok? Boa sorte.

  13. Tainara disse:

    Gostaria de saber os instrumentos que são usados na endodontia

  14. Pingback: O que é Dentística?DicasOdonto

  15. francisco disse:

    Boa noite.Estava pensando de fazer uma implantes,mais agora que vi este site,falando sobre Endodontia.não sei mais o que fazer,não sei se o implante seria o melhor ou Endodontia.pelo que entendi de Endodontia,é que perfura muito até a rais do dente, ou a polpa no dente.que Com o passa do tempo, sei que vai doer pior no que um dente que ta com cáries ex: um dente que nunca foi perfurado.Já o implante ele não tem rais profunda,então acho que não dói e também é parafusado não tem como sente dor.dr. Luiz qual um desse eu devo fazer?obrigado.

    • dicasodonto disse:

      Olá Francisco. Tudo depende e fica impossível de eu dar uma resposta para você sem uma avaliação presencial em consultório. O que eu posso explicar para você é o seguinte: endodontia (ou tratamento de canal) se faz no dente, isto é, você ainda não perdeu o dente e este dente tem condições de receber uma prótese ou obturação sobre ele. Caso você tenha o dente no local, aí que entra a possibilidade de colocação de implantes. Os implantes substituem dentes perdidos. São colocados no osso do maxilar ou da mandíbula. Para saber o que seria melhor no seu caso, melhor procurar um dentista de confiança que possa fazer o diagnóstico correto e posterior plano de tratamento que melhor resolva o seu problema. Boa sorte!

  16. Giovana Mendes dos Santos disse:

    olá voce também efetua extração do dente do siso ?

  17. girlanda disse:

    bom dia gostaria de saber.
    fiz um canal no dente incisivo já estou no segundo curativo e ele não para de doer,então eu disse já pela a segunda vez a dentista,só que ela disse;não sei porque esta doendo se eu tirei a raiz do dente;e sem falar que o seu dente quando eu abrir pela senda vez estar todo limpo.Estou de novo com outro curativo estou vendo que não estar resolvendo basta a linguá bater nele que ele estar doendo,porem quando eu bebo água gelada que bate no dente ai para de doer mais alguns segundo volta a doer se eu abaixar a cabeça doí o que estar acontecendo

    • dicasodonto disse:

      Fica difícil para a gente saber assim, sem avaliar. Sugiro procurar um(a) especialista em endodontia (canal) para ver o que pode estar acontecendo. Realmente, o que você está narrando está fora do normal quando pensamos em tratamento de canal. Boa sorte.

  18. jessica disse:

    Adorei a explicação, pouco texto mais deu pra tirar minha dúvida.

  19. jessica disse:

    Muito interessante a explicação. Pouco texto, mais satisfez a minha duvida!

  20. Rose disse:

    Olá , já refiz um canal no mesmo dente 5 vezes, (é o anti penultimo da parte superior esquerda) por ultimo deu bactéria e a dentista fez uma cirurgia , (raspagem no osso ) agora 3 meses depois da cirurgia , o dente está latejando , fiz nova rx e estou com bactéria ainda , a dentista sugeriu outra cirurgia ( obs; ela não é endodontista) procurei então um endodontista e ele quer refazer o canal , vc acha que esse dente ainda tem concerto ou devo arranca-lo ? já sofri e gastei muiiiito dinheiro , obrg, Rose.

    • dicasodonto disse:

      Eu sou da opinião que se for possível salvar o dente, caso ele aguente uma prótese sobre ele, que seja firme e duradoura. Discuta outros planos de tratamento com seu dentista, para poder avaliar preço e resultado. Boa sorte.

  21. Alan disse:

    Boa Tarde, depois de realizado o canal temos que colocar tipo uma capa no dente é isso ?

    • dicasodonto disse:

      Depende Alan. Depende de quanto de dente sobrou para poder apoiar algo em cima dele. Se sobrou pouca estrutura, às vezes é preciso fazer um pino e uma coroa (capa que acaba sendo seu novo dente). Se for possível fazer uma restauração, sem problemas. Boa sorte.

  22. Elizabeth disse:

    Olá, vou fazer clareamento dentário a laser, porém tenho um dente, o primeiro superior da frente do lado esquerdo, com uma coloração mais escura, não sinto dor e já fiz rx, é um dente saudável, porém a dentista me sugeriu fazer canal para o clareamento ficar 100%, qual a sua opinião?
    Desde já agradeço!

    • dicasodonto disse:

      Olá Elizabeth. Não tenho como ter opinião sobre o assunto assim via Internet, sem uma avaliação dos dentes e da boxa na cadeira do dentista. Acredito que se o dentista sugeriu fazer canal, pode ser que o dente não esteja saudável. Estar sem dor não quer dizer que está saudável. Procure um outro dentista presencialmente, caso queira uma segunda opinião. Boa sorte.

  23. Dilma Dias Da Silva disse:

    Olá, tenho um dente da parte de trás não sei o nome,que está com uma cárie profunda a dentista já tirou a cárie e colocou remédio ela mandou eu tirar um raio x, mas estou sentindo muita insegurança nela,pois ela fica sempre perguntando se o dente doí e está toda indecisa do que fazer no meu dente.Gostaria de saber se pelo raio x dá para saber se tem jeito de recuperar o dente,ah como estou sem grana frequento a dentista do posto de saúde.

    • dicasodonto disse:

      O raio X não é definitivo. Ele é um exame complementar. Existem exames feitos no dente com frio ou com quente, além de outras técnicas de diagnóstico para saber se o dente vai precisar de canal ou não. Procure um especialista em canal – endodontista para uma opinião. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>