Maurício de Sousa, o gênio por trás da Turma da Mônica foi um dos meus primeiros ídolos. Quanta imaginação e criatividade ele fez brotar na minha cabeça? Quanto tempo da minha infância e adolescência eu passei viajando pelo seu mundo? Junto com uma menina dentuça, um menino que fala errado, um outro que tem medo de água e uma menina gulosa.

Eu desenho desde pequeno e os personagens que serviram de base para os meus foram os da Turma da Mônica. E como incomodavam essa menina, por ela ser dentuça. Eu também fui dentuço, quado tinha a idade dela. Mais tarde, tive a oportunidade de  corrigir minha mordida com aparelho ortodôntico, mas sempre que ela aparecia no dentista, não tinha como resolver. Sua super força evitava as cáries, mas também evitava a movimentação dos dentes para a posição correta. Haja fio de aparelho! Será que nem os fios termo-ativados ou os do aparelho auto-ligado poderiam resolver o avanço dos centrais da Mônica?

O Titi é outro personagem do Maurício de Sousa, que faz sucesso com as menininhas, apesar dos seus dentes para frente. Eu acredito que grande parte do sucesso das historinhas, além do talento de seu criador, acontece porque muitos de nós se identificam com aquela Turma. A criança aos 6 ou 7 anos perde os dentes de leite superiores da frente, ficando com a famosa “janelinha”. Quando os permanentes vão nascendo, eles são grandões, vistosos e dão uma aparência de criança dentuça por um tempo.

O Monicão, cachorro da Mônica, também é dentuço!

Este Post fica como uma grande homenagem ao artista Maurício de Sousa e toda sua Turma (fora e dentro dos quadrinhos) que serviu de inspiração para os meus personagens e me ajudaram a ser a pessoa que sou hoje, munido de criatividade e imaginação. Dentista sem criatividade, imaginação e conhecimento, não tem jeito. Não tem mesmo.

O mais bacana foi a repercussão que o post teve no twitter, com um comentário do próprio Maurício de Sousa(!!!!!!):

Maurício de Sousa

A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo. Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação. Imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando vida à evolução.” – Albert Einstein

Esse cara que não se importava em sair descabelado nas fotos sabia das coisas, não é?

Meus HQs atuais você vê em Dr. A. Zedo :   http://dicasodonto.com.br/category/humor/dr-a-zedo/

Quem quiser acessar o site do Maurício de Sousa, tem muita coisa bacana lá: http://www.monica.com.br/mauricio-site/

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo