Todo mundo se lembra do Ursulão, não lembra? Vou dar uma refrescada na memória de vocês. Ursulão era um personagem que fazia parte da turma do Pica Pau, assim como o pinguim, que se chamava Picolino. Vejam a foto:

Esse urso engraçado, talvez um dos precursores do Homer Simpson, junto com o Freddy Flintstone, era um dos meus desenhos favoritos de quando eu era pequeno. Sempre que algo quebrava na casa dele, ele tinha mania de querer arrumar para economizar dinheiro e sempre dava tudo errado. Sua esposa, uma ursa calma no início do desenho, ficava “P” da vida quando ele acabava por derrubar a casa toda, junto com seu filho, Ursulino.

O que isso tem a ver com dentista? Dentista tem essa mania de querer consertar tudo sozinho, usando seus materiais. Como entendemos de parafusos de implante e colocamos eles em um lugar cheio de saliva e sangue, qual seria a dificuldade de furar uma parede? Já notei que muitos colegas tem o seu Durepox ali de canto e duvido que exista algum outro profissional que saiba inventar ou usar algum outro material para se virar no dia-a-dia. Ainda mais aqui no Brasil, em lugares onde os instrumentais são de difícil acesso por quaisquer que sejam os motivos. Todo dentista tem seu lado MacGyver do antigo seriado “Profissão: Perigo”. (Valeu Dra. Natalie do Facebook!)

Existem pinos de dente feitos com Clipes, tem dentista que usa a broca 1090 para todo e qualquer preparo ou abertura de canal, tem outros que conseguem trabalhar com dois ou três instrumentos e fazem tudo com eles e existe até fio de sutura improvisado com fio dental. O “se vira nos 30” é um clássico do dentista. Óbvio, que algumas dessas coisas acima não são recomendadas, mas se acabou o material, ou caiu no chão e não tem outro, o cara se vira.

Além disso, muitos dentistas tem hobbies diversos que mexem com esse lado Ursulão de ser. Todo homem tem ali sua caixa de ferramentas, mas nem todos sabem pregar um prego na parede. Muitos equipamentos de consultório mexem com fiação, com canos, com compressor de ar, saída de água, parafusos e etc. Isso nos faz mestres em querer mexer e arrumar as coisas do nosso jeito e nem sempre dá certo.

Saibam que o paciente também se vira. Tem cara que passa lixa de unha na dentadura para “desbastar”, outros que pingam Dipirona no buraco do dente e as milhões de fórmulas caseiras da vovó e da titia como folha de batata para cicatrização e o famoso bochecho com água e sal. Veja mais aqui nas PÉROLAS DOS PACIENTES

Um caso meu recente, que deu certo, foi o dos meus óculos. Eu estava conversando com uma paciente e a pecinha de apoio no nariz dos meus óculos soltou. Eu tinha mais 3 pacientes na sequência e estava sem minhas lentes, na mochila. O que eu fiz? RAQ nele!

Deixei a foto bem grande para vocês verem os detalhes. Não pensei duas vezes. Peguei a luva, Resina Pó e Líquido e de leve passei sobre a peça da direita e esperei secar. Eu podia ter esperado e levado na Ótica, mas deu certo e virou um Post!

Vejam aqui 2 Episódios do Ursulão (no You Tube tem vários e hoje ele passa na Record e no Boomerang, canal de desenhos da TV à cabo)

[youtube]1TwYWIjZFQA[/youtube]

[youtube]UvlxdoFKols&feature=related[/youtube]

E você já deu a sua de Ursulão? Comente abaixo!!!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto