O caso ocorreu na Flórida, nos Estados Unidos. Todos nós, dentistas, sabemos que temos um pouco deMacGyver” dentro de nós, não? Essa outra postagem do Dicas Odonto –    “Dentista é metido a Ursulão” mostra como nossos materiais podem ser usados para pequenos consertos do dia-a-dia. Esse nosso colega dentista da Flórida foi mais longe e ajudou a salvar uma espécie rara de tartaruga marinha.

A tartaruga Elena. Foto de Florida Keys News Bureau

A tartaruga Elena. Foto de Florida Keys News Bureau

Sabemos que os materiais dentários conseguem ótimos resultados na parte protética, na hora de reabilitar dentes perdidos em uma boca. Um material muito comum, que todo dentista tem em sua gaveta é a resina acrílica quimicamente ativada, ou RAQ. Ela vem em dois frascos, um deles contendo o pó e o o outro o líquido. Ao misturarmos os componentes em um recipiente de vidro temos uma reação química que forma a resina acrílica, usada para vários fins – dente pequenos consertos de dentes, até reembasamentos de dentaduras, por exemplo. 

A tartaruga estava em tratamento há alguns dias. As pessoas que recuperaram o animal e o levaram ao hospital acreditam que algum barco possa ter batido na tartaruga e rachado um bom pedaço da sua casca. A equipe do hospital entrou em contato com um dentista, o Dr. Fred Troxel, porque não estavam conseguindo fixar 2 barras metálicas sobre a carapaça da tartaruga. Sua ideia foi usar a resina acrílica para fixar as barras metálicas, como é possível ver na foto que ilustra este post. Ele usou a resina rosa que aderiu muito bem e ainda possibilitou que a tartaruga ficasse se recuperando dentro da água.

Veja o que o Dr. Troxel falou sobre o assunto (tradução livre) – “A Odontologia moderna trabalha muito com a ligação entre materiais restauradores e os dentes, que são estruturas orgânicas. Neste caso, conectamos um dispositivo metálico à uma substância orgânica, que é a casca da tartaruga.” Ele também disse que foi a primeira vez que ele tratou de uma tartaruga.

 Fonte – Huffington Post – CLIQUE AQUI e veja o vídeo do procedimento! Ele usou a resina com o pincel e dois pequenos potes dappen. A famosa técnica do “pó e líquido”.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto