Uma pasta de dentes conhecida por todos diz que é capaz de combater 12 problemas bucais de uma vez só. Nossa! Eu ficaria extremamente feliz se dentre os 12 problemas que a pasta resolve estivessem o câncer bucal e os dentes apinhados.

Bem, vamos analisar os problemas bucais um a um e ver quantos problemas essa pasta realmente “AJUDA À PREVENIR” ( e não “COMBATE” como eles costumam dizer):

1 – Previne a Cárie – Ok. Se a pasta tiver uma dada concentração de flúor em sua composição, ela protege os dentes contra a cárie.

2 – Previne a Placa BacterianaHum … Ok, vai. O dentifrício tem agentes bactericidas em sua composição, não deixando que a placa bacteriana se forme. Dá para engolir, mas se você esfregar apenas a escova de dentes, sem pasta, você acaba desorganizando as bacterias formadoras da placa ou biofilme dental.

3 – Previne a formação do Tártaro De certa forma, sim. O cálculo dental, ou tártaro é formado pelo acúmulo de Placa Bacteriana mais a ação da saliva. Então se ele previne a Placa, ele previne a formação de tártaro.

4 – Protege as Gengivas – Aqui começa a papagaiada marqueteira. Se previne a formação da placa, é óbvio que protege as gengivas, os dentes e tudo mais. Se não, podia colocar aí até 15 problemas bucais. Protege o céu da boca. Protege as bochechas. Não vale.

5 – Remove a Placa Bacteriana Remover até pode remover, mas se ela já não deixa a Placa se formar, segundo o item 3, ela nem deveria se preocupar em remover a placa. Ah, o indivíduo pode resolver ficar sem escovar os dentes e aí sim haveria formação de Placa. Então passa.

6 – Atua contra as Bactérias – Aí, minha gente, estão repetindo. Nem vou discutir. A Placa é Bacteriana, portanto, dããã, formada por bactérias. Fora!

7 – Remove Manchas – As manchas extrínsecas, mais simples, pode até ser que a pasta remova. Porém, eu sempre gosto de pensar: E se esfregássemos a escova na mancha, só com água, sairia também? Depende da mancha. Como podemos encontrar substâncias detergentes na pasta, essa passa.

8- Evita Formação de Cáries nas Raízes – Muito roubado! Já falou que previne a cárie!!! Repetido.

9- Evita problemas na Gengiva – Já falou que protege as gengivas lá no item 4 e ainda por cima o item foi reprovado.

10- Limpa entre os dentes – Realmente, podem discordar, mas para mim não vale também. Quem limpa entre os dentes é fio dental, escova interdental, escova de tufo, palito de dentes, passa fio dental e waterpick. Fora!

11) Combate o Máu Hálito – Outra que vão discordar de mim. Minha colega do site Saudálito, me corrija se eu estiver errado: A grande maioria, mais de 90%, dos casos de mau hálito, vem da Saburra Lingual. Então não é a pasta que previne a Halitose, mas sim a escovação da língua e remoção da Saburra. Certo? Os outros “cáseos” (pegaram a piada – “Cáseos”) de Halitose também não são resolvidos pela pasta.

12) Fortalece o Esmalte Como é o último item, vou dar uma folga. Essa é outra atribuição do Flúor que forma uma camada mais consistente, junto com o esmalte.

Como vimos, a pasta combate apenas 5 problemas bucais. Isso mesmo, eu não contei errado. São 5 problemas que ela combate e fortalece o esmalte, além de tudo. Ah, ela tem uma ação que dura por 12 horas, para casar com os 12 problemas bucais. O paciente mais esperto faz a conta e vê que só precisa escovar os dentes 2 vezes ao dia, sem se preocupar com o que ele come nessas 12 horas. Pode comer açúcar refinado puro e mastigar, para que os grãozinhos se fixem nos sulcos dentais, que a pasta estará lá, protegendo, incansável. Por 12 horas.

Gostaria de esclarecer que não tenho nada contra a pasta em questão. Não tenho nada contra os geniais publicitários que devem ter pensado assim: “- Nossa … Tive uma idéia! Anota aí, se não, eu vou esquecer: Previne contra 12 problemas bucais e protege por 12 horas. Pegou? 12 e 12? ”

Apenas fiz esse post, pois me cansei dos pacientes me perguntarem sobre os 12 problemas bucais e se era verdade. E eles perguntam sim! Pelo menos uma vez por semana. Pode até ser que um dia inventem uma pasta milagrosa que consiga combater ou ajudar à prevenir outros problemas bucais para que somem os 12. Agora, não pode ficar repetindo, que fica estranho. E só para completar, eu não recomendo. Ainda digo: Nada contra. Eu apenas não recomendo a marca especificamente. Recomendo que a pasta de dentes não seja muito abrasiva e que contenha flúor. Só isso.

Agradeço à @dramarcinha , que me deu a idéia de escrever esse Post!

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto

Luiz Rodolfo