Vamos aproveitar o final do ano de 2017 para responder algumas perguntas que surgiram (e vão sempre continuar surgindo) em relação a saúde bucal e escovação dos dentes de crianças na Internet. Vejam nossas belas dicas:  

1. Minha filha tem uma mancha branca em um dente apenas. Isso é por causa do flúor da água de abastecimento?

– Mancha em apenas UM dente não caracteriza fluorose. Esse é um diagnóstico equivocado. Manchas de fluorose – intoxicação por flúor – acontecem em mais de um dente, geralmente mancham em pares, em dentes iguais do lado direito e esquerdo de uma mesma arcada. Por exemplo: Se o canino do lado direito tem uma manchinha branca e o canino do lado esquerdo também, isso sim pode caracterizar a fluorose. Pode reparar nos outros dentes que eles terão pequenas marcas brancas também. Mancha única em um dente só pode ser outras coisas como uma hipoplasia de esmalte ou cárie. Leia nosso artigo sobre FLUOROSE.

– O flúor da água de abastecimento no Brasil é seguro e deve ser sempre controlado para que assim permaneça. Essa medida é recomendada pela OMS – organização Mundial da Saúde e existe em vários países há mais de 50 anos, ajudando a diminuir os dentes cariados que podem causar inúmeros problemas de saúde. 

Por isso – Pasta de dentes deve ficar longe do alcance das crianças pequenas e ser usada SEMPRE com supervisão dos pais ou responsáveis. Use pouca pasta, mas sempre com flúor, ensinando a criança a cuspir o produto. Essa é a recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria. 

1. Do nascimento dos dentes até os 3 aos; 2. De 3 a 7 anos; dos 7 aos 12 anos de idade – pouca pasta MESMO e com flúor!

2. Quando começamos a escovar os dentes dos bebês?

Stewie Griffin, o famoso bebê de Uma Família da Pesada

– Assim que os dentes começarem a nascer. Use escovas de dedo ou escovas de cabeça bem pequena, próprias para isso. Não escove gengiva, por favor. O que você pode fazer é limpar as gengiva com gaze levemente após a amamentação, antes dos dentes nascerem. 

3. Quantas vezes por dia se deve escovar os dentes das crianças?

– Sempre após as refeições. Até os 6 ou 7 anos de idade são os pais que escovam os dentes da criança. À partir do momento que as crianças começarem a desenvolver a coordenação motora para escrever, elas já podem começar a aprender a escovar sozinhas, SEMPRE com um adulto responsável fazendo a supervisão sobre a quantidade de pasta e a técnica de escovação – lembrando a criança que ela deve escovar todos dentinhos da boca. 

4. Em quanto tempo se forma a placa bacterina?

– Para formação e maturação são 48 horas. Isso não quer dizer que você vai esperar 2 dias para escovar seus dentes! É recomendável escovar os dentes 2o a 30 minutos após as refeições e não logo após. Deixe a saliva fazer seu trabalho.

5. Dente “todo dissolvendo” é culpa do excesso de flúor?

– Improvável. Isso se chama cárie. Na dúvida, ao encontrar alguma mancha branca, marrom ou escura nos dentes, procure seu dentista. Ele vai saber diagnosticar a mancha com precisão. Leia nosso artigo sobre CÁRIE.

VEJAM AQUI Uma nota da ABO – Associção Brasileira de Odontopediatria que sustenta nossas respostas, tudo baseado em evidência científica e não achismos.

Gente. Vamos entender uma coisa: pasta de dente com flúor não é o vilão. Flúor não é o vilão. Àqueles que insistem nessa tese do flúor vilão, sugiro escrever “flúor” aí na busca do nosso blog e dar uma lida nos artigos que abordamos sobre o assunto. Quem entende de boca e saúde bucal é o cirurgião dentista. Não escove dentes com tempero de arroz ou pastas ditas naturais. Elas não servem para nada e não contém o flúor que ajuda muito no controle das cáries. Se hoje vivemos em uma sociedade onde é possível ter uma população de crianças “cárie zero”, tenho certeza que o flúor presente nas pastas tem uma grande participação nisso. 

Artigo relacionado das ODONTODIVAS

Um Abraço e que venha 2018 ! Sem cúrcuma na sua escova de dentes, por favor!!!

Que 2018 seja um ano especial para você, com muitas realizações e sucesso!

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto