Uma triste notícia que vem circulando pelos grupos de dentistas no Facebook e no Whatsapp. Depois de quase 13 anos de atuação em Bauru, estado de São Paulo, o Instituto Branemark, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, deve fechar suas portas por causa de um desentendimento em relação às suas contrapartidas com a prefeitura de Bauru. A ação envolveu o Ministério Público. Infelizmente, parece que o Brasil perderá este centro de excelência que leva o nome e o legado do pai da Osseointegração, Dr. P.I. Branemark. 

Em 2004, Branemark escolheu a cidade de Bauru em São Paulo para trazer seu instituto internacional de excelência. A prefeitura concedeu o terreno para a construção do prédio. Segundo os termos da concessão de uso, o instituto deveria atender de 100 a 120 pessoas por mês, totalizando o mínimo de 12 mil pacientes em dez anos, sendo 80% com assistência gratuita. O problema foi que segundo laudo do Ministério Público, o Instituto não cumpriu suas obrigações contratuais, atendendo 4.280 pacientes em 10 anos, oferecendo cerca de 12% de gratuidade.

O Instituto Branemark é um centro de excelência voltado ao atendimento de pessoas carentes, devolvendo dentes de forma fixa utilizando implantes dentários e ainda reconstruindo faces de pacientes mutilados. Um trabalho de extrema importância, muito valorizado na região, movimentando inúmeros voluntários cirurgiões dentistas de todo o país. É o único centro desse tipo que leva o nome do professor Branemark fora da Suíça e seu fechamento é uma perda lastimável. 

Um dos pontos discutidos pelos advogados do instituto é que muitos pacientes passaram por mais de um atendimento. A contagem feita em “pacientes” deveria ser feita em “atendimentos”, já que para grandes reabilitações, o paciente acaba retornando várias vezes e passando mesmo por vários procedimentos. O combinado não sai caro. Sabendo de toda burocracia existente no Brasil, isso deveria ter sido visto antes do imbróglio acontecer. A falta de cláusulas claras no contrato e o desentendimento parecem ser a maior causa do encerramento das atividades do instituto em Bauru. 

No dia 11/11/2017, um grupo formado por dentistas, pacientes e simpatizantes ao instituto protestaram contra o seu fechamento. Ainda existem algumas tentativas de acordo sobre o que fazer com o prédio daqui para frente. Uma das possibilidades é que o prédio abrigue o centro de atendimento integral para a saúde da mulher de Bauru. Perde Bauru. Perde o Brasil.   

Site do Instituto Branemark 

Entenda mais sobre o Professor Branemark e sua importância para a humanidade

Veja aqui a matéria das Odontodivas sobre o assunto

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto