Você sabia que no dia 5 de junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente? A data foi instituída em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo. É um momento de reflexão para profissionais de todas as áreas, inclusive a odontologia.

Recicle o lixo da sua clínica

Você sabia que o Brasil tem o maior lixão da América Latina? Segundo uma pesquisa de 2015, 58,7% dos resíduos gerados no país foi para aterros sanitários. Entre os materiais utilizados no dia a dia de uma clínica odontológica que podem ser reciclados, estão o papel, o plástico e os equipamentos eletrônicos. Outra sugestão, além da reciclagem, é o uso de sacos de lixo biodegradáveis.

Tratamento e despejo adequados do lixo hospitalar

Essa atitude faz bem para o meio ambiente e para a comunidade em geral. Os resíduos causados pelos procedimentos odontológicos podem causar danos ao solo, à vegetação e contaminar as pessoas. Inclusive os resíduos perfurantes podem ferir catadores de lixo, por isso é fundamental a destinação e separação correta.

Apoie iniciativas ecológicas

Em um consultório odontológico, circulam todos os dias dezenas de pessoas, certo? Utilize esse poder de alcance para divulgar boas iniciativas no seu entorno e estimular hábitos bons para o meio ambiente. Divulgue materiais com informações úteis sobre reciclagem, redução do lixo, economia de energia.

Não deixe de orientar os pacientes, por exemplo, a desligar a torneira enquanto escovam os dentes! Já as escovas de dente convencionais podem ser trocadas pelas biodegradáveis, que poluem menos o meio ambiente. Outra dica que pode ser passada aos pacientes é que o resíduo de creme dental pode servir para o bochecho, em substituição ao enxaguante bucal.

Reduza o consumo de água e energia

Dentro de um consultório, a economia desses recursos pode acontecer quando o dentista evita o desperdício de água nas cuspideiras, por exemplo. A utilização de lâmpadas de LED e os sensores de movimento nas salas de consulta também são uma iniciativa boa para o meio ambiente. Além disso, procure utilizar a iluminação natural sempre que possível e desligue os refletores sempre que eles não forem necessários.

Reduza o consumo de papel e descartáveis

Copos descartáveis são muito prejudiciais para o meio ambiente, então em sua clínica utilize (e ofereça aos pacientes) outras opções para o consumo de água e café durante a espera. Já que os resíduos de cremes dentais e outros produtos não podem ser eliminados, opte por produtos com embalagens biodegradáveis. Outra forma de diminuir o lixo é optar pelas radiografias digitais.

Para eliminar o uso do papel na sua clínica, uma solução é o uso de um software odontológico, que visa substituir a agenda convencional e agrega outras funções, como o controle financeiro, a comunicação com pacientes por meio de mensagens de texto e o diagnóstico do paciente feito totalmente online.

Para testar gratuitamente o Dentista Organizado durante 30 dias, sem compromisso, você pode realizar um cadastro no site e começar a usar todas as funções imediatamente. Com uma conta de teste, você também tem direito a enviar 50 SMS aos pacientes. Com o uso da tecnologia, você pode ter um consultório mais organizado, lucrativo e sustentável.

Um Abraço, 

Equipe Dicas Odonto