Existem várias técnicas para remoção de aparelho ortodôntico fixo. Os bráquetes do aparelho são fixados com resina . Não devemos deixar restos dessa resina sobre os dentes e ao mesmo tempo devemos preservar o esmalte dentário ao máximo. Veja a sequência de brocas, lixas, pontas e discos sugeridas pelo Ortodontista Dr. Basílio Bernal Junior do perfil do Instagram @oortodontista.

  1. Fresa multilaminada – fresa de alta rotação ideal para remoção de resina composta porque não agride o esmalte dentário quando usada na vertical.
  2. Disco de polimento – esses discos são vendidos por várias marcas e possuem granulações diferentes. Use granulações médias em baixa rotação sem muita força para remoção de riscos no esmalte. 
  3. Ponta para polimento descartável – usada também em baixa rotação.
  4. Disco Vicky – para correção de assimetrias nas incisais dos dentes
  5. Escova de crina de cavalo – polimento final de resinas compostas e esmalte dentário.

Não se pode remover aparelhos fixos de qualquer maneira. A preservação do esmalte dentário é fundamental. Depois de todos os restos de resinas removidos, minha sugestão é realizar uma ótima raspagem e polimento dental para deixá-los brilhando, lisinhos e prontos para sorrir, agora sem o sorriso metálico.

Um Abraço,

Dica do Dr. Basílio Bernal Junior

Equipe Dicas Odonto