6 sinais de que você precisa de ajuda com na gestão de seu consultório

Dentistas muitas vezes saem da graduação com o desejo de terem seus próprios consultórios e trabalharem de forma independente. Muitos, porém, sentem dificuldade na hora de encarar o consultório como uma empresa. É por isso que as habilidades de gestão são muito importantes na formação de qualquer dentista, afinal o empreendedorismo está muito ligado a essa área.

Clique na imagem e teste o Dentista Organizado por 30 dias

Caso você ainda não se considere um bom dentista empreendedor, confira algumas dicas para reconhecer a hora de pedir ajuda para administrar o seu consultório de forma mais eficiente:

  1. Os seus pacientes faltam

Quando um paciente falta, o dentista não apenas perde o tempo que poderia ser empregado em outra consultas, mas também dinheiro. Por isso, é essencial que o profissional dedique um tempo do seu dia para a confirmação de consultas. Caso não haja tempo ou um assistente para essa tarefa, é possível programar mensagens automáticas de confirmação em softwares odontológicos, como o Dentista Organizado. O paciente pode responder a mensagem de forma gratuita, liberando o horário caso não possa comparecer ao consultório.

  1. Sua equipe não está motivada

O dentista empreendedor precisa dividir seu tempo entre atender os pacientes e ser um bom líder para a equipe de seu consultório, por menor que ela seja. A secretária do local, por exemplo, é responsável pela primeira impressão que o paciente tem da empresa. O atendimento que essa profissional dará ao paciente pode determinar se ele fará o tratamento com você ou se retornará para outra consulta.

Para garantir que os pacientes sejam sempre bem atendidos, invista em treinamentos para quem trabalha no atendimento e em comissões. Esse valor das comissões pode ser referente à venda de tratamentos ou a cada feedback positivo que o consultório receber. Com uma equipe motivada, os pacientes irão se sentir melhor dentro do consultório e terão prazer em consultar com você.

  1. Os pacientes não retornam

Não investir no relacionamento com o paciente também é um indício que você precisa de ajuda na gestão do consultório. Com um software odontológico, é possível ter os dados de seus pacientes e entrar em contato sempre que houver uma oportunidade. Mande mensagens SMS automáticas para cada um em seu aniversário e use campanhas de SMS para dar dicas de saúde bucal e enviar mensagens em datas comemorativas.

  1. As contas do consultório não fecham

Outra tarefa que muitos dentistas acabam negligenciando é o controle financeiro. É preciso anotar todas as receitas e despesas do consultório, para que não haja surpresas no final do mês. Também é necessário investir em reservas financeiras, para que o consultório sobreviva aos meses com menor movimento, como o período de férias. Utilizando planilhas ou um software odontológico, é possível manter esse controle e deixar todas as contas em dia.

  1. Não há crescimento

Um bom dentista empreendedor dedica um tempo na atração de novos pacientes. Além do SMS Marketing, outras ferramentas podem ajudar nessa tarefa, desde que o dentista esteja atento às regras do CFO.

Manter perfis com conteúdo regular nas redes sociais, além de um canal no Youtube e um blog dedicado a dicas de saúde bucal são estratégias que atraem novos pacientes que estão buscando pelo assunto na Internet. Para ter uma referência de canal de Youtube voltado para o mundo da odontologia, confira o canal do Dalton Camargo, especializado em dicas para esses profissionais.

  1. Você não recebe feedback

Fazer pesquisas de satisfação com pacientes é importante para saber os principais pontos fortes e fracos do consultório. Essa pesquisa pode ser feita online (inclua um link para ela em seu site e redes sociais), por meio de um formulário impresso no consultório ou com mensagens SMS. Em um software para dentistas, é possível que você programe as mensagens que pedem a opinião dos pacientes e faça com que eles respondam de forma gratuita. Esse valor será desconto dos créditos do consultório no software e será possível acessar as mensagens de resposta a qualquer momento.

Se você se identificou com todos ou alguns desses itens, comece já a utilizar um software especializado em consultórios odontológicos e comprove os benefícios da organização para os dentistas. Faça um cadastro, inicie um seu teste gratuito de 30 dias no Dentista Organizado e ganhe 50 envios de mensagens SMS gratuitamente, além de acesso à agenda online, controle financeiro e confirmação automática de consultas!

Um Abraço,

Dentista Organizado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*