Você já teve dúvidas na hora de escolher a sua profissão? Você ainda está com dúvidas? Somos obrigados a escolher nossa carreira muito prematuramente, em uma época que ainda somos um pouco imaturos e sem prévio conhecimento de como vai ser nosso dia a dia de trabalho. Veja a ótima entrevista com a Dra. Renata Bittar, uma médica dentista que passou pelas experiências de duas faculdades dentro da área da saúde e hoje ajuda estudantes a escolherem suas carreiras de uma maneira mais consciente.

Você mal deixa de ser criança e se vê com uma grande responsabilidade pesando sobre seus ombros: o que você vai ser quando crescer? Engenheiro? Médico? Enfermeira? Astronauta? Bancário? Empresária? Cirurgião dentista? Advogada? Muitos de nós ainda nutrem sonhos da infância, outros seguem a carreira dos pais ou de algum familiar e muitos não têm a menor ideia do que vão fazer. Leia a entrevista com a Dra. Renata Bittar (@dentistamedica no Instagram) contando sua epopéia por vivida por duas faculdades dentro da área da saúde.

Dicas Odonto – Existe um pensamento muito errado difundido por aí que dentista é um médico frustrado. Você é uma cirurgiã dentista formada e estudante de medicina atualmente. O que foi que aconteceu que fez você optar por seguir ambas as carreiras?

Dra. Renata Bittar – Eu nunca soube qual a profissão iria seguir, a minha única certeza era a escolha pela área de saúde. Por influência do meu pai, que não é dentista, comecei a cursar Odontologia. Me identifiquei bastante e fiquei alucinada com aquele mundo encantador. Quando comecei um estágio no Hospital Geral do Estado pela Liga de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, pude perceber que o meu lugar era ali. Eu me via mais do outro lado (Medicina) do que do lado que eu estava (Odontologia). É estranho explicar isso porque eu adoro a Odontologia e amo a Medicina. A Medicina complementou o que eu sentia falta na Odontologia. E assim continuei trabalhando enquanto estudava para o vestibular e até o segundo período do curso de Medicina.

Dicas Odonto – Nessa sua decisão de voltar a estudar e ter que encarar o vestibular mais uma vez, ainda mais optando por uma carreira muito concorrida, quais foram as suas maiores dificuldades?

Dra. Renata Bittar  – Sem dúvidas, voltar a estudar assuntos que eu não via mais há anos foi a maior dificuldade. Eu sempre sofri muito com exatas, vivia em recuperação na escola e ter que lidar com isso foi algo que me assustou bastante e me fez querer desistir em vários momentos. Hoje estou aqui feliz contando a minha história, mas o caminho foi cheio de buracos e voltas por cima. Além disso, a não aceitação do meu pai pesou muito pois ele ficou indignado com a minha escolha e a nossa relação foi de mal a pior. Ele só aceitou e passou a me apoiar orgulhosamente depois da minha aprovação. Outro aspecto foi a parte financeira: como meu pai não me apoiava, tive que continuar trabalhando duro pra conseguir pagar os estudos e, mesmo assim, às vezes não era suficiente. Vendi alguns instrumentais que usei no curso de Odontologia pra pagar o que faltava por muitas vezes.

Dicas Odonto – Eu considero que sofremos muito por termos que optar pela profissão que vamos exercer pelo resto da vida tão precocemente. Por exemplo, eu prestei para Propaganda e Marketing antes de prestar para Odontologia e hoje me vejo voltando ao caminho do Marketing com o Blog e as Mídias Sociais, apesar de amar a Odontologia. Que dica você pode deixar para aqueles que estão em dúvida na hora de escolher sua profissão?

Dra. Renata Bittar  – É verdade, também já prestei vestibular para Terapia Ocupacional. Acho cruel ter que fazer uma escolha tão séria e cheia de responsabilidade tão cedo. Eu acho que, de início de conversa, não devemos nos sentir tão pressionados a ter certeza do que queremos ser. Algumas pessoas já nascem sabendo disso, outras não, como eu. A minha maior dica é: ESCOLHA A PROFISSÃO QUE VOCÊ AMAR FAZER. Tente identificar as áreas que você tem maior afinidade e, se possível, acompanhe profissionais nas suas respectivas funções. Muitas vezes, as profissões não são aquilo que imaginamos. Tente ter contato com a rotina do médico, ou do dentista, ou do engenheiro… não importa. Não queira agradar seu pai que é advogado ou sua mãe que é agrônoma, se preocupe em satisfazer a si mesmo. Profissão não é apenas trabalho e negócio, é um hobby (algo que você ama fazer) que te proporcionará o seu sustento até o resto da vida, além de te oferecer algo que nenhum dinheiro poderá comprar: amor e realização pessoal e profissional.

Dicas Odonto – Fale um pouco do seu projeto voluntário para ajudar os alunos de pré-vestibular e de graduação. Como as pessoas podem contribuir?

Dra. Renata Bittar  – O meu projeto já existe há muitos anos, desde quando eu ainda cursava medicina. Sempre tive um enorme amor pela área acadêmica e, pela facilidade em aprender, ajudava os colegas com estudos para as provas, dicas durante o curso, confecção de trabalhos e aulas, dentre outros. Entretanto, era algo pequeno e, após o falecimento do meu pai há 5 meses, resolvi expandir para tentar ajudar o máximo possível de pessoas e dei um nome a ele. Eu presto auxílio de diversas formas: confecciono cronogramas de estudo personalizados, tiro dúvidas sobre o curso de Odontologia e Medicina, respondo perguntas sobre assuntos diversos do vestibular, dou dicas de organização e memorização, disponibilizo materiais de estudo no meu drive (livros e apostilas para a graduação e pré-vestibular também), sempre converso com os estudantes para compartilhar um pouco da minha experiência e dou suporte motivacional. Além disso, lá eles acompanham a minha rotina em casa e no curso.

Dicas Odonto Fazer estágios ou frequentar o ambiente de trabalho daquela profissão que os alunos estão optando seria uma maneira interessante das pessoas entenderem como que o dia a dia de cada carreira funciona? Que outras dicas você da aos estudantes para que a escolha fique mais clara?

Dra. Renata Bittar – Sim, com certeza. Inclusive essa foi a minha dica para conseguir identificar com mais clareza a futura profissão. As pessoas precisam ter a real noção do dia-a-dia de cada trabalho, muitas vezes ele não é aquilo que imaginávamos. Não acredito muito em testes vocacionais, eu acho que a melhor forma é pesquisar bastante sobre cada profissão, ler sobre a rotina dos profissionais, os campos de atuação, as especialidades e poder acompanhá-los em algum momento da vida. Essa junção de informações é valiosa e pode te proporcionar uma base melhor para realizar uma escolha tão séria.

Dra. Renata Valadão Bittar, 26 anos, cirurgiã-dentista graduada em 2013 pelo CESMAC e estudante de medicina do terceiro ano na UNIT – Alagoas. Possui na bagagem 2 anos de monitoria de Anatomia Humana e, atualmente, é monitora da disciplina de Imaginologia. Recentemente participou do III Anatomy Seminar, um curso de dissecção de cadáveres frescos em Orlando como premiação no Congresso Alagoano de Anatomia por ter ficado na primeira colocação geral do evento. Fez estágio na área vermelha do HGE de Alagoas durante 3 anos e possui um projeto de iniciação científica na área da Endodontia, matéria que foi professora particular por 5 anos. Possui 24 produções bibliográficas e 14 participações em eventos.                                                                               Email – renata_bittar@hotmail.com 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto