Clareadores dentais sendo vendidos ao público geral em sites de grandes lojas


Ano passado comunicamos a venda de clareadores sem receita pelo mercado livre, como você pode ver nesse post AQUI. Essa semana recebemos pelo whats app prints de grandes lojas como Americanas e Shoptime vendendo agentes clareadores sem receita o que vai contra a Resolução RDC nº6 de 06 de fevereiro de 2015 que PROÍBE a venda de agentes clareadores com concentração acima de 3% sem receita odontológica, além de regulamentar embalagens e fabricantes. Veja a resolução completa AQUI.

A agente clareador com concentração acima de 3% é um medicamento e precisa regulamentação. Existem alguns riscos sérios e contra indicações de uso. Clareamento seguro e com previsibilidade apenas com cirurgião dentista. Mesmo o método caseiro precisa de individualização e indicação de porcentagem correta. Além do controle da sensibilidade e instruções de uso. As vendas via Mercado Livre realmente ficam mais difíceis de fiscalizar, mas lojas grandes como a Shoptime e Americanas já estão sendo oficiadas por meio de denúncia feita pelo CROSP e CRORJ a ANVISA. Acreditamos que tanto o Shoptime quanto a Americanas estarão tirando este produto do ar em breve, pois a empresa B2w, gerenciadora de ambas lojas já deve ter recebido ofício. Vamos ficar de olho.

Tanto estas vendas como as feitas pelo Mercado Livre são de produtos de uma mesma empresa nacional muito importante e de renome, com vários anos de atuação no mercado – a FGM. A empresa também foi avisada e via Instagram emitiu o seguinte comentário: “Já tomamos as devidas providências judiciais para resolver isto. Não compactuamos de forma alguma da venda direta de nosso clareadores para o público final.” 

Aproveito para parabenizar a rapidez do CROSP em nos ajudar nesta solicitação e a FGM que se prontificou a barrar este tipo de venda ilegal segundo normas da ANVISA. Isso aumenta muito a segurança de todos os nossos pacientes.

ATUALIZAÇÃO: 06/01/2017 – Com um movimento rápido e eficiente de um grupo consultivo do CROSP, em menos de 24 horas, conseguimos oficiar as empresas envolvidas, com ajuda do CRORJ e CROMG. Os produtos já não serão mais vendidos por estas grandes lojas como Americanas, Shoptime e Submarino. Parabéns a todos envolvidos e vamos ficar de olho.

Um Abraço

Equipe Dicas Odonto

2 Responses to Clareadores dentais sendo vendidos ao público geral em sites de grandes lojas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*