Sabemos que a apresentadora Bela Gil gosta de polêmicas com o meio odontológico com sugestões bizarras de substitutos para a escovação dos dentes. Depois de indicar para seus seguidores o uso de tempero amarelo de arroz para clarear os dentes e de levantar a enfadonha bandeira contra o flúor, ela postou em seu Instagram Histories  um vídeo escovando os dentes da sua filha com argila. Muitas opiniões contra, à favor e espalhados pelo artigo, veja os memes mais engraçados que foram produtos dessa polêmica “cansada”. 

De onde que tiram essas indicações naturebas? Escovação com cúrcuma, argila, carvão, óleo de côco? Por que não escovar os dentes com bacon ou com uma coxa de frango? A alegação de que os  produtos indicados são naturais por si só é uma grande baboseira. Nem tudo que é dito natural faz bem.

A recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria e da American Dental Association para flúor é que TODAS crianças devem usar para a escovação dos dentes pastas de dentes com flúor (pelo menos 1000 ppm) para evitar a cárie. O que vai mudar são as quantidades: Da erupção do primeiro dente até os 3 anos apenas “sujar” a pontinha da escova com um mínimo de pasta; Dos 3 aos 6 anos usar a quantidade relativa a um grão de ervilha; E dos 6 anos para cima usar a quantidade relativa ou próxima a um grão de arroz. Veja que não é para escovar o dente com ervilha ou arroz, tá?

Dito isso mais uma vez aqui neste blog, uma recomendação baseada em várias evidências científicas dos últimos 60 anos, corroborada por inúmeras Associações nacionais e internacionais de renome, faço meu dever como profissional da área da saúde – indico o que há de mais atual na literatura mundial sobre o assunto. Não é minha opinião pessoal. Depois de ler esses curtos parágrafos, você pode decidir escovar os seus dentes com o que você quiser. Carvão, pedra, Big Mac, terra roxa, caramelo, doce de leite, sei lá. A boca é sua. Só não diga que eu não avisei. 

Foi um dia atribulado. Teve “site de notícias” dando trela para a apresentadora, vimos xingamentos fora de controle, sites de fofocas dando Ibope para o vídeo que se apagou 24 horas depois de postado. Teve nota do CROSP – leia AQUI. Cheguei a ver uma reportagem em um jornal noturno com uma cirurgiã dentista recomendando a argila como uma opinião sem fundamento científico nenhum. Achismos são coisas do passado em ciência e opinião cada um tem a sua. A diferença desse mundo da era digital é que as opiniões de todo mundo estão estampadas por toda parte. Por bem ou por mal. 

Opinião do Blog MEDO DE DENTISTA

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto