A desvalorização continua! Começamos 2017 com péssimas notícias. Já escrevi aqui sobre cirurgiões dentistas se habilitando para concursos no cargo ASB em 2013 e um concurso em 2014 que oferecia um salário de R$ 1.270 reais por um cargo de 20 horas no Rio Grande do Sul. Zapeando pelo Facebook, descubro que ao invés de melhorar, o salário piora e ainda podemos fazer uma comparação com outros cargos. É para começar 2017 chorando.

A imagem retirada do edital do concurso da prefeitura de Bocaína (parece piada pronta mesmo) no estado de São Paulo em 2016, fala por si só. Os 3 salários mais baixos são os de auxiliar de limpeza, merendeira e dentista. Oferecem R$ 1.678,00 para o dentista trabalhar 40 horas. Sabemos que isso é o salário base, mas não deixa de ser absurdo. Como que se calcula esse valor? O piso salarial do dentista não deveria estar fixado em 3 salários mínimos? Quem presta um concurso para ganhar esse valor tendo curso superior e riscos físicos, químicos e biológicos?  

Isso é um reflexo do valor do dentista para uma prefeitura de uma cidade brasileira. Saúde bucal é deixada de lado por uma grande parcela da população. Sem contar o excesso de profissionais e abertura desenfreada de faculdades – inclusive no final do ano passado fomos obrigados a presenciar uma associação virando faculdade. Uma vergonha sem precedentes esse concurso. Com dentista ganhando mal assim, teremos uma bela bocaína podre. 

Imagme via Grupo de Facebook – Colega Dr. Marcos Badanai

Um abraço,

Equipe Dicas Odonto