Nessa semana fomos contemplados com duas imagens que mostram o total desconhecimento do nosso Código de Ética Odontológico. Isso deixou muita gente espantada e nervosa na Internet. Vamos fazer algumas considerações sobre o assunto e falar sobre sorteios e propaganda em redes sociais.

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Quem quiser pode fuçar por aí que vai achar os responsáveis pelas imagens. Não vou fazer mais propaganda e alarde do que já foi feito pelo simples fato delas terem sido postadas em locais que tenham milhões de visualizações. Além disso, os órgãos fiscalizadores já devem ter recebido denúncia e acredito estarem trabalhando com as devidas punições cabíveis. Vamos usar esses exemplos para aprendermos e não incorrermos nesses erros básicos no Marketing de nossas clínicas e consultórios. Imaginem ter uma ideia genial para fazer divulgação da nossa clínica, executá-la, pagar por ela ena hora de postar ter que sair correndo para tirar ela do ar porque vai contra o Código de Ética?  

O Código de Ética Odontológico é claro! O cantor sertanejo nem sabia disso, mas lá no capítulo VIII, sobre os honorários profissionais, no artigo 20, constitui infração ética oferecer serviços GRATUITOS a quem possa remunerá-los adequadamente e oferecer seus SERVIÇOS PROFISSIONAIS como prêmio em concurso de qualquer natureza. Não pode anunciar “limpeza” e “check up” bucal grátis! Não pode sortear cirurgia de bichectomia, lentes de contato, clareamento e por aí vai. 

Não quero ser o chatão da ética aqui ou a paladino da verdade aqui no Blog. Tem muitas partes do Código de Ética que eu não concordo ou que precisam de atualização, mas isso não me dá o direito de infringí-las. E outra coisa: concordo plenamente com os artigos supracitados. Não os mudaria. Sortear serviços odontológicos é um ato mercantilista e irresponsável, na minha singela opinião.

Agora, você que está atuante em suas redes sociais como Facebook e Instagram, sabia que o sorteio da maneira que temos visto é proibido por lei. Pois é. Engraçado que parece que aquele fenômeno das leis que “não pegam” no Brasil acontece nesse caso, até porque são muitos sorteios em perfis pequenos, o que é muito difícil de fiscalizar. Aqui pode ser que eu não concorde, mas devemos tomar cuidado para não ter que pagar multas ou pior, perdermos privilégios em nossos perfis de redes sociais. 

Pessoal, não pode concurso do estilo sorteio (que envolvam sorte) sem registro na Caixa Econômica Federal. É lei. Por mais bizarro ou não, o registro leva 45 dias e obviamente que é preciso pagar uma taxa de acordo com o valor da premiação. Se quiser fazer um sorteio sugiro planejar com antecedência e clicar neste link AQUICaixa Econômica Federal. 

Os chamados concursos culturais, aqueles que pedem a elaboração de uma frase ou imagem para que se possa dar um prêmio não precisam de autorização prévia. Legal! Porém, sempre tem um porém, eles são cheios de regras e NÃO PODEM ser realizados dentro das redes sociais. Eles podem ser realizados em um site – como este Blog – e serem DIVULGADOS nas redes sociais. Se desejam mesmo fazer sorteios ou concursos culturais sugiro que você leia esses dos links que explicam tudo em detalhes:

MARKETING DROPS

BLOG PILATES

É importante saber as regras do jogo para no fim das contas não queimar seu filme, não gastar numa campanha que não pode ir ao ar, não sofrer penalidades como multas ou sanções da própria rede social. Existem abas ou apps que podem ser usados dentro do Facebook como o Sorteie.me. Agora, sortear SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS não da, né? Concorda ou discorda? Diga lá nos comentários!

P.S. – Para você que gritou “cadê o CRO” ou “cadê o CFO” no Facebook, saiba que o impacto foi tanto que o Conselho deve ter recebido denúncia logo nas primeiras horas após a postagem. Elas já foram removidas de seus respectivos perfis.  

Um abraço,

Equipe Dicas Odonto