Recentemente um seguidor do Blog Dicas Odonto enviou a foto deste aparelho abaixo para postarmos no Instagram. Uma triste foto que pode ser analisada de várias maneiras e servir de exemplo para dentistas e pacientes. Um dente que acabou saindo junto com o aparelho. 

Dente que saiu com aparelho

Segundo o relato do seguidor que enviou a foto, o paciente chegou ao consultório para remoção de um aparelho fixo que ele já usava há algum tempo e fazia 8 meses que estava sem manutenção ou acompanhamento. No exame inicial o dentista já percebeu que o dente estava perdido com mobilidade e muito acúmulo de cálculo (tártaro). No planejamento, o dente já seria extraído por conta do problema periodontal e da perda óssea. Na hora de fazer a remoção do aparelho fixo, a foto acima aconteceu: ao desgrudar os bráquetes dos outros dentes, o dente já estava completamente solto e veio junto com o aparelho.

Os dentistas podem ter uma ideia do que aconteceu apenas olhando para o estado do dente na foto e levando em consideração o histórico acima. A ideia da postagem não é achar culpados ou apontar dedos. A ideia é orientar. Nem todo paciente está apto a receber aparelho ortodôntico. Isso é fato. Existem sim contra indicações para colocação de aparelho. Para que o aparelho funcione corretamente todos os dentes precisam estar em bom estado e o paciente ter uma boa higiene oral. Enquanto isso não for alcançado, o aparelho não deve ser instalado.

Por isso que quando você procura um ortodontista, ele pede uma documentação complexa com moldes de gesso, radiografias, exames, fotos, traçados e tudo mais que for necessário para que seja possível estudar o caso, escolher os tipos de aparelho, ter uma previsibilidade e segurança no tratamento. Aparelho é coisa séria e precisa de manutenção e acompanhamento. Aparelho trabalha com forças para movimentação dentária. Se os dentes ou um dente apenas não tiver em bom estado, a movimentação pode acelerar problemas pré existentes.

As consultas de avaliação ortodônticas precisam ser explicativas e o paciente é um grande colaborador e participante do seu próprio tratamento. Nas manutenções, a instrução de higiene oral é fundamental e o paciente precisa entender que se não houver colaboração dele na higiene oral frequente e com sua presença no consultório para manutenções mensais ou quinzenais, o tratamento não vai correr como planejado.

Dica do Dr. Rafael Franco

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto