Em São Paulo, alguns cirurgiões dentistas estão sendo convocados para comparecer na delegacia de polícia para prestar esclarecimentos por causa de componentes de implantes dentários sem registro na ANVISA. Já esclarecemos alguns pontos na postagem – “Um terço dos componentes protéticos são piratas” – clique no link para se inteirar mais sobre o assunto.

componentes protéticos neodent

Todos sabemos que os materiais utilizados pelos cirurgiões dentistas estão relacionados com a saúde dos nossos pacientes. Para isso, todo material vendido em Dentais e  tudo que entra no nosso consultório e vai para a boca dos nossos pacientes precisa ter registro na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Algumas empresas estão fabricando componentes protéticos para implantes dentários e vendendo esse material sem registro, por preços abaixo dos valores encontrados no mercado. Os dentistas que não prestaram atenção nisso, compraram esses materiais e usaram em seus pacientes agora correm risco de processo criminal e ético. 

O dentista precisa ficar muito atento sobre a procedência dos materiais que ele compra para usar nos pacientes. Grandes empresas sérias e multinacionais do ramo têm uma preocupação toda especial com a procedência, rastreabilidade, registro e qualidade de seus materiais. Isso tudo engloba a garantia das peças, garantia e troca de peças com defeito, garantia de que o metal utilizado é o metal informado na embalagem, validade, acondicionamento e manejo adequado, confiabilidade de que aquele parafuso que estamos usando foi feito sob todas regras para garantir a segurança dos nossos trabalhos protéticos e dos nossos pacientes. 

Componentes piratas dicas odonto 2015

Os componentes protéticos são peças que os dentistas utilizam para encaixar as próteses dentais sobre os parafusos do implante. Componentes protéticos são cicatrizadores, transferentes, pilares, mini-pilares, UCLAS, análogos, parafusos de cobertura, enfim, todas as pecinhas que ajudam o dentista a montar o quebra cabeças de conexões que o implante dentário exige.

O cuidado vale também para os Técnicos em Prótese Dental, profissionais que também compram componentes protéticos e utilizam componentes protéticos. A sugestão é que o cirurgião dentista envie os componentes junto com as fases das moldagens ou peça que o laboratório envie as embalagens dos componentes utilizados nos trabalhos. 

Os dentistas que estão sendo convocados para comparecimento na delegacia de polícia foram rastreados através de pedidos de uma dessas empresas que fabrica componentes e os vende sem registro na ANVISA. É preciso muita atenção com os materiais que utilizamos em nossos consultórios para que no final possamos atingir um atendimento de excelência em Odontologia e principalmente preservar a segurança dos nossos pacientes. 

Dica do Dr. Fernando Versignassi da Helpdoc

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto