Você acha que perder dentes é algo tranquilo? Você fala para o seu dentista que “pode rancar” e depois a gente vê o que faz? A falta de apenas um dente pode fazer sua boca ficar toda desregulada. Dentes vão se movimentar, articulações vão se adaptar a condições ruins e muitos problemas podem ocorrer.

Ed-Helms-Tooth

Os dentes se encaixam todos bonitinhos na mordida correta. Cada um tem sua função e ocupa seu lugar específico na arcada. A mera falta de um faz com que o antagonista, dente que morde junto com ele na arcada oposta, comece a ficar sem função e sair do lugar, para fora da gengiva. Com uma mordida instável os dentes ficam em constante movimentação.

Os dentes vizinhos ao dente perdido precocemente podem se mover também e querer tomar o lugar vago do “amigo”que saiu. Aí você tá sem dente de um lado, vai mastigar mais do outro, né? Vai sobrecarregar o outro lado, desbalancear a articulação da mandíbula e assim por diante. Sem contar os desgastes e pequenos traumas oclusais que podem acontecer pela posição incorreta dos dentes no longo prazo.

perda-de-dentes-e-suas-consequecias.

Se o dente não for substituído logo pode ser que em um futuro próximo não haja espaço para o dentista colocar uma prótese no lugar. E para resolver um problema que era a perda de um dente, vai ser preciso mexer em vários outros dentes com tratamentos que podem ser mais demorados. Imagina então se você perde dois ou três um dentes?

A falta de dentes pode causar além da sobrecarga em dentes remanescentes: dores articulares, uma mastigação ineficiente trazendo possíveis problemas de estômago e com a digestão, cárie nos dentes vizinhos porque as superfícies ficam expostas e mais difíceis de escovar, perda óssea na região – quando um dente sai do seu lugar todo arcabouço ósseo e gengival ao redor dele se perde, tornando mais difícil a reabilitação do local. Ainda mais se for em região estética, nos dentes da frente.

Hoje em dia a substituição de dentes perdidos pode ser feita através de implantes dentários. Então pense duas vezes, até três se precisar, antes de pedir para o seu dentista “rancar” seu dente se ele tiver tratamento e puder ficar na sua boca! Como já dizia uma antiga paciente minha: “Deus nos dá os dentes duas vezes. Depois tem que pagar.”

Lembrando que extrações indicadas pelo seu cirurgião dentista como tratamento – seja ele ortodôntico para ganhar espaço na arcada ou com finalidade protética – não entram no que falamos anteriormente, já que o profissional está incluindo essa extração em um plano de tratamento odontológico. Para não perder dentes de maneira precoce, basta fazer sua higiene bucal com frequência e sempre passar em seu dentista para procedimentos de prevenção. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto