Ficou na dúvida? Já ouviu os dois termos, não é? Obturar, restaurar, “biturar”, “abiturar”, “bituração”?

anatomia dental

Nós, cirurgiões dentistas, somos confrontados com essa dúvida logo que entramos na faculdade. Claro que paro o público em geral, isto é, nossos pacientes, qualquer uma das duas opções – obturação ou restauração – é aceitável. Não está totalmente errado chamar uma restauração de obturação ou vice versa quando falamos em preencher um buraco de um dente.

obturação

Dente com canal obturado

OBTURAÇÃO

Na Odontologia, usamos a palavra “obturação” quando nos referimos ao fechamento do canal do dente. Em Endodontia, especialização que cuida da parte interna do dente, a última fase do tratamento de canal é chama de obturação – o conduto existente dentro do dente é obliterado hermeticamente. Fechado para impedir a contaminação bacteriana.

anatomia dental molar oclusal

RESTAURAÇÃO

A Restauração é um termo mais correto quando se fala em reconstruir um dente, seja com resina, materiais metálicos ou cerâmicas. Não estamos apenas fechando uma cavidade,  tampando um buraco, mas refazendo toda a anatomia dental com suas cúspides, fóssulas, fissuras e características únicas de cada dente. Por isso a preferência pelo termo “restauração” ao invés de “obturação” – não confundimos com o fechamento do canal e o uso está mais correto com o procedimento.

Veja o que o BLOG MEDO DE DENTISTA fala sobre esse assunto

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto