Algumas pessoas estão com o péssimo hábito de cuspir na cara dos outros. Um ato que para nós dentistas é tão corriqueiro, feito na cuspideira, pode assumir uma das mais grotescas e nojentas expressões de raiva e desdém do ser humano. Entenda um pouco mais sobre a saliva, suas funções e veja algumas curiosidades – um conteúdo de dar água na boca!

Pode cuspir

Imagine o quão complicado seria o simples ato de mastigar ou de engolir os alimentos se a saliva não existisse. O líquido viscoso secretado pelas nossas glândulas salivares permite a lubrificação constante da boca, além de ser o início da digestão química do amido pela enzima conhecida por Ptiliana (Amilase Salivar). Suas funções são inúmeras, entre as principais:

  1. Lubrificação da boca e de todo trato digestório superior
  2. Auxiliar na deglutição dos alimentos
  3. Início da digestão de polissacarídeos (amido)
  4. Limpeza dos tecidos moles e duros da boca
  5. Efeito Tampão – regularização do pH bucal evitando cáries
  6. Controle da quantidade de água no organismo (Boca seca = Sede)
  7.  Evita pequenos traumas na mucosa bucal
  8. Ajuda a formar a película adquirida que protege o esmalte dental
  9. Ação anti microbiana 
  10. Participação na degustação dos alimentos
Bebe babando

Fonte – http://www.drgreene.com/articles/teething/

Algumas doenças podem causar o que chamamos de Xerostomia, isto é, a sensação de boca seca por diminuição significativa do fluxo e produção salivar. Esse é um dos sintomas do Diabetes, por exemplo. A Síndrome de Sjogren é uma doença auto imune onde o próprio corpo ataca as células produtoras de saliva e lágrimas. Algumas pessoas com esta doença podem não ter saliva nenhuma na boca. Nesses casos, é indicado usar saliva artificial, sempre com orientação de um cirurgião dentista. 

Já o outro lado da moeda salivar se chama Sialorréia – a salivação em excesso. Quem nunca viu um bebê todo babado? Por volta dos 3 meses aos 2 anos de vida os bebês babam. E muito. Tudo por causa do tempo que demora para aprendermos a engolir. A baba ainda pode aumentar mais ainda na época do nascimento dos primeiros dentes, perto dos 6 meses de vida.

Cereal guy

A saliva é produzida durante toda a nossa vida. Durante a noite há uma diminuição do fluxo e podemos perceber um aumento normal quando vamos nos alimentar. Faça um teste: imagine agora você cortando um limão bem suculento, seu suco verdinho escorrendo pela faca e pelos seus dedos enquanto você esmaga o fruto. Salivou? O simples ato de pensar em algo cítrico induz a produção de saliva. É seu corpo se preparando para lutar contra o pH ácido que esse suposto limão iria causar na sua boca.

limão

Se você não for uma lhama, um camelo, um degustador de vinhos, um moleque disputando um campeonato de cuspes (Guspe com “G” não, hein) ou um jogador de futebol, o ato de cuspir está ligado ao sentimento de nojo, desdém ou raiva. Vem dos nossos antepassados. Há relatos do Antigo Egito, de mais de 3.000 anos atrás, em que o cuspe fazia parte de feitiços. Se você quisesse trazer azar para um adversário, bastava cuspir nos seus objetos pessoais.

não cuspa          não cuspa

CURIOSIDADES

  • Cuspir em alguém pode ser interpretado como Injúria, crime contra a honra, prevista no Código Penal brasileiro.
  • O ser humano produz de 1 a 2 litros de saliva por dia
  • Em cidades da Inglaterra e recentemente na China existe multa para quem é pego cuspindo na rua
  • A saliva tem propriedades analgésicas
  • A saliva pode ser usada para detectar doenças
  • Algumas pesquisas apontam que a saliva pode aumentar o desejo sexual  
  • Aqueles “cuspinhos” que saem sem querem quando alguém fala chamam-se “perdigotos”

Deixe seus comentários e ajude a completar as informações da nossa postagem e Pode Cuspir na cuspideira, por favor!

Veja mais um post sobre o assunto: Blog Medo de Dentista

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto