Neste ano de 2016 parece que erramos o “timing” quando falamos do vírus H1N1. Ele chegou mais cedo que o esperado, antes das datas marcadas para vacinação e está provocando um pequeno reboliço. Você que está lendo este texto não conhece alguém que foi diagnosticado com H1N1 recentemente, ou ouviu falar de amigos ou conhecidos? Pois é. Já são no mínimo 305 casos em todo Brasil, a maioria no estado de São Paulo com registro de 8 mortes.  

H1n1 2

Alguns cuidados básicos no nosso dia a dia podem evitar o contágio. As informações não servem para aumentar o pânico, mas para “acender aquela luz de alerta” na nossa higiene e hábitos diários. Profissionais da saúde devem ter cuidado redobrado. Principalmente aqueles que têm contato com muitos pacientes ou que trabalham em hospitais ou grandes clínicas. Os casos de H1N1 que levam ao óbito envolvem a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – sintomas como queda de pressão arterial, desconforto respiratório, falta de ar e aumento da frequência respiratória devem ser observados.

Macro image of H1N1 swine influenza virus cells

Pessoas com suspeita de gripe (seja ela causada pelo vírus H1N1 ou qualquer outro vírus) devem evitar ambientes fechados com aglomerações – transportes públicos, por exemplo. Infelizmente, ainda existe uma cultura meio esquisita no Brasil de grande desconfiança entre patrões e empregados sobre faltas no trabalho e muita gente ainda vai trabalhar doente, ou pelo menos vai até o trabalho para “mostrar” que está doente. Essa conduta não é indicada. Se estiver doente procure um hospital ou posto de saúde e depois leve o atestado médico.

Gripe H1N1 ministério da sáude

Os principais sintomas de uma gripe são febre (acima de 38 graus), tosse, dor de garganta, nariz escorrendo e dores no corpo. São diferentes de um “resfriado” que pode envolver qualquer dos sintomas acima EXCETO a febre acima dos 38 graus. Gripe é uma infecção causada por vírus, geralmente da família influenza. A principal diferença da gripe “comum” para a gripe causada pelo Influenza H1N1 é a presença da SRAG que pode levar à morte. 

CUIDADOS PARA PREVENÇÃO 

1 – Lavar as mãos sempre. Antes e depois das refeições; depois de chegar da rua; antes e depois de atender cada paciente; Depois da academia; do Cinema; do Restaurante e etc.

2 –  Manter-se hidratado. Beber bastante água (de 2 a 3 litros) o dia todo.

3 – Hidratar o nariz com soro fisiológico (água com cloreto de sódio – sal) de 2 a 3 vezes ao dia.

4 – Tomar Vitamina C, de preferência com Zinco para acelerar a absorção, ou consumir frutas cítricas diariamente.

5 – Evitar ambientes fechados; Se possível manter o ambiente mais arejado possível abrindo portas e janelas para circulação do ar.

6 – Tomar a Vacina para gripe H1N1 nos postos de saúde ou em clínicas particulares – observar se a vacina data é a indicada para esta variação do vírus.

7 – Não compartilhe objetos pessoais; Fora de casa dê preferência aos descartáveis.

8 – DENTISTAS – usar máscaras N95, pois elas protegem melhor contra agentes dispersos por aerossóis do que as máscaras comuns.

Se alguém lembrar de mais recomendações, pode postar nos comentários por favor! Vamos vencer esta epidemia com informação!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto