“Deu canal”. O modo mais popular de falar que a parte de dentro do dente foi afetada e precisa de tratamento. Muitos pacientes têm medo dos procedimentos envolvidos no tratamento de canal. Muitas vezes até por desconhecimento, evitam ir ao dentista com medo da dor, já antecipando algo sem realmente saber como é. Claro que deixar de tratar pode levar à perda dental, entre outras complicações. Leia à seguir um relato simples e de fácil entendimento sobre como é o tratamento de canal. 

Endodontia modelo

Se a parte interna de um dente (polpa dental) for afetada de forma irreversível, seja por cárie, fratura, infecção, inflamação, finalidade protética ou trauma, este dente vai precisar de tratamento de canal para continuar ali bonitinho na arcada. É o tratamento que é feito para evitar a extração do dente.  Hoje em dia já se faz canal em sessão única, de forma segura e eficaz. O procedimento é chamado de “endodontia” pelos dentistas e o especialista na área é o Endodontista. O microscópio clínico pode trazer grandes vantagens para o operador na realização da endodontia. 

O que acontece quando vou ao dentista para fazer canal?

Para falar a verdade, a realização de um canal não é um procedimento fácil. Depois de feitas as consultas de anamnese e avaliação, a primeira coisa que vai acontecer numa consulta de canal é a anestesia. Por isso que insistimos que tratar canal não dói, apesar de muita gente não acreditar nisso. O que dói é quando a cárie, o trauma ou a fratura acontecem e o paciente não procura o dentista. Aí sim existe uma consulta de urgência para resolver a dor daquele dente. E dente inflamado é chato de tratar. Sempre que o dentista for fazer um canal, são necessárias uma ou mais radiografia periapicais (daquelas pequenas)  para conclusão do diagnóstico e medição inicial do comprimento do(s) condutos(s).

Endodontia Dicas odonto 2

Na radiografia vemos essa parte branca dentro do dente. Isso indica o tratamento de canal realizado. Caso do Prof. Dr. João Paulo de Carvalho, Mestre e Especialista em Endodontia

Depois do dente anestesiado, o dentista vai fazer a abertura – o acesso com broca aos canais do dente. Logo após, o isolamento absoluto será realizado. Com uso de um grampo e um lençol de borracha, o dente fica isolado e individualizado para que ele não possa ser contaminado com saliva e para que os produtos utilizados no dente não passem para a boca do paciente. Nesta hora basta deixar a boca aberta, o que pode ser um pouco cansativo. Não é possível ficar cuspindo durante o tratamento. Por isso o dentista deixa o sugador trabalhando o tempo todo.

Os outros procedimentos serão para alargamento dos condutos, penetração desinfectante, preparo químico e mecânico ou bio-mecânico, irrigação e mais radiografias periapicais são necessárias no meio do tratamento para a “odontometria” (medição do comprimento real de trabalho) e para a “prova do cone” que serve para checar se o cone que usamos para “fechar o canal” está na medida certa. Hoje em dia, é possível usar um “localizador apical” que consegue medir o comprimento do canal com eficácia e diminuir o tempo de trabalho.

[youtube]Yei0peG8S4M[/youtube]

Vídeo muito didático e fácil de entender sobre tratamento de canal

O principal instrumento de trabalho do endodontista é a lima endodôntica. Pequenos “espetinhos contorcidos” e coloridos que vão aumentando em largura. Atualmente, sistemas de limas rotatórias são bastante utilizados. Se o dentista optar por tratar a “endo” em mais sessões, o dente ficará com uma medicação e um curativo – restauração temporária – que vai tapar o “buraquinho” feito para o acesso aos canais. É muito importante este curativo ficar firme até o retorno e o paciente estar ciente que não deve faltar ou desmarcar muitas vezes esse retorno. 

Dentist tools on the table.

Por fim, o dente recebe a “obturação” – palavra correta para o tipo de procedimento, isto é, fechamento do conduto. Aquele espaço dentro do dente que foi alargado e desinfectado, agora será obliterado com um material chamado “guta percha” e com cimentos próprios para este fim. Depois do canal finalizado, aí vem a restauração do dente que pode ser desde uma restauração em resina, um núcleo (pino), uma prótese ou coroa dental.

[youtube]mpRfVifnr3I[/youtube]

É de extrema importância você seguir à risca todas orientações do seu dentista e tomar as medicações no horário indicado. Pode haver desconforto após o obturação de um dente ou entre as consultas e isso é resolvido com medicação prescrita pelo dentista. 

Agora sim ficou fácil entender o que é o tratamento endodôntico e o que esperar quando você for ao dentista para realizar este procedimento.

Se tiver mais algumas dúvidas, use o campo dos comentários para perguntar!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto