A reportagem de capa da Veja São Paulo desta semana discorreu sobre a estética do sorriso e lentes de contato dentais. Sabemos que é sempre interessante quando a mídia leiga trata de assuntos odontológicos. Independente do teor da reportagem, é bom ter o foco virado para o que está acontecendo na nossa profissão. 

Leia a reportagem completa NESTE LINK

A era digital, do Facebook, das mídias sociais e das selfies está mudando a preocupação das pessoas em relação a estética dental. As telas em alta definição que mostram detalhes incríveis e grande nitidez estão levando a um grande aumento pela procura por tratamentos estéticos, pelo menos aqui no Brasil.

LEIA MAIS – LENTES DE CONTATO DENTAIS

Estamos vivendo uma nova fase da odontologia estética com as tais “lentes de contato dentais” e fragmentos cerâmicos. O material, que não é tão novo assim, pode ter entre 0,3 a 0,5 mm de espessura (diferente do que a reportagem da Revista Veja São Paulo afirmou – entre 3 a 5 mm. Faltou uma casa decimal aí.) Porém, elas não são a única salvação do sorriso ou “o último grito da estética”. A Odontologia pode oferecer inúmeras soluções – protéticas ou não – para a excelência do sorriso. As tais lentes são mais uma ferramenta.  

Facetas

Vamos deixar claro aqui. Muitos professores e pesquisadores não gostam da expressão “lentes de contato dentais”. Elas são facetas mais finas. Sendo mais finas, em teoria, podem fazer com que os dentistas resolvam desarmonias nos sorrisos desgastando menos estrutura dental. Porém, também é possível fazer facetas com mínimo desgaste dental ou mesmo sem desgaste. Facetas, lentes e coroas podem ser fabricadas com tecnologia e fresadoras 3D. Qual delas o dentista vai usar para solucionar cada caso ? Vai depender da indicação.

LEIA MAIS: A FEBRE DAS LENTES DE CONTATO DENTAIS

“Sempre é muito positivo que a Odontologia esteja em discussão da mídia, pois isto divulga e valoriza nossa profissão, além de promover o debate entre profissionais. Estamos vivendo um movimento semelhante ao que aconteceu nos Estados Unidos, onde o sorriso “perfeito” agora é sinônimo de dentes muito brancos e grandes, o que é anti natural. Na minha opinião existe um exagero nesta tendência, o que influencia os pacientes e parte dos colegas, por questões mercadológicas. As facetas e lentes de contato em porcelana são procedimentos invasivos e irreversíveis, que devem ser muito bem indicados e discutidos com o paciente. Não podemos esquecer que somos profissionais de saúde, e que nosso principal dever é proporcionar condições para que o paciente desfrute de um sorriso saudável e funcional no longo prazo, por toda a sua vida.” – comentário do Professor Doutor Fernando Peixoto Soares, especialista em Periodontia e Meste em Odontologia pela USP, com exclusividade para o Blog Dicas Odonto.

“Fantástica a abordagem de alguns profissionais para os cuidados que o exagero de indicação pode gerar. Mais uma vez ficam as falsas idéias de que lente é moderno e faceta é antigo. Que faceta sempre desgasta dente e lente nunca desgasta. Por que será que se insiste tanto em não corrigir essa falsa informação?” – parte do comentário sobre a matéria da revista Veja São Paulo, do renomado Professor Doutor José Carlos Garófalo, mestre e especialista em dentística, em seu Facebook.

LEIA MAIS – ESTÉTICA DO SORRISO, LEONARDO DA VINCI E FIBONACCI

Uma das preocupação de alguns dentistas é com os exageros na indicação. Há casos estéticos que podem ser resolvidos apenas com clareamento dental, por exemplo. Outros podem ser muito bem resolvidos com a Ortodontia. Colocando os dentes no lugar correto com aparelhos ortodônticos pode muitas vezes resolver a estética do sorriso usando os próprios dentes naturais do paciente, sem colar nada por cima. Outro medo comentado é a padronização do sorriso. É possível ver em fotos “antes e depois” Internet afora que muitos acabam ficando iguais, grandes, quadrados, como teclas de piano, sorriso de azulejo, xenon, Deca, brancos demais.

Muitos ainda podem alegar que lentes de contato dentais são tratamentos meramente estéticos e não de saúde. Porém, vale lembrar que o conceito atual de saúde é amplo e engloba o aspecto psicossocial. Se uma pessoa não sorri por vergonha dos seus dentes ou não gosta de mostrá-los em fotos e depois do tratamento estético perde este receio, você concorda que esta pessoa vai se mostrar mais sorridente e consecutivamente mais saudável?

* Apenas um adendo: A reportagem menciona que não há desgaste de “osso” com este tipo de tratamento. As lentes, ou facetas não demandam desgaste ósseo. Apenas e casos que demandam necessidade de aumento de coroa clínica, isto é, plastia gengival e consecutivo desgaste ósseo para melhorar o que se chama de estética rosa, a gengiva.

O que você acha de tudo isso? Deixe sua opinião nos comentários

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto