Vivemos na era da mídia digital, das mídias sociais, do compartilhamento de imagens, vídeos, frases, pensamentos e conhecimento. Estamos mais expostos do que nunca e por vontade própria. Por isso, devemos ter extremo cuidados com as postagens. Cada pessoa é uma geradora de mídia. O Código de Ética Odontológica vem tentando se adequar aos novos tempos, mas ainda existe muita proibição e dúvidas. Precisamos tomar o máximo e cuidado com nossas postagens como cirurgiões dentistas, porque estamos sendo fiscalizados. Por todo mundo. O tempo inteiro. 

Mídias Sociais Dentista Dicas Odonto

Infelizmente, não existe uma receita de bolo quando falamos de conduta nas redes sociais. O que existe são regras, às vezes não muito claras, com brechas e interpretações distintas. O que pode e o que não pode fazer. Minha experiência diária com este blog e com as mídias sociais me permite analisar bastante esse mundo virtual com consequências reais. Dessa maneira, muita coisa que escrevemos fica escrito para sempre, para todo mundo ver e interpretar como quiser

O que posso postar? Como posso postar? Preciso de autorização? No ano passado, vimos que o CFM (Conselho Federal de Medicina) adicionou resoluções ao seu código de ética proibindo “selfies de médicos com pacientes ou em atendimento médico”. O Jornal do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) publicou matéria sobre Mídias Digitais e a Odontologia mostrando “o que pode e o que não pode” segundo o Código de Ética Odontológica. Com objetivo de resguardar os profissionais da saúde, seus conselhos partem para a proibição excessiva como prevenção. Será que este é o caminho? 

Tendo isso em mente, precisamos de total cuidado ao postar uma foto. Às vezes temos a mania de postar quase que automaticamente, pela facilidade que os aplicativos oferecem hoje em dia. Faça um rápido “checklist mental” do bom senso e ter cuidados com as postagens nas redes sociais:

1 –  Vale a pena postar? Alguém que conheço não vai gostar dessa postagem? 

2 – Olhe toda a foto, principalmente o fundo e os reflexos de espelhos ou óculos. Imagina publicar uma foto no consultório com a pia suja lotada de instrumental ao fundo? Ou com um mofo no canto da parede? Ou ainda atendendo pacientes sem estar usando todos equipamentos de proteção individual? 

3 – Se o paciente for aparecer na foto, é sempre bom ter um termo por escrito com assinatura autorizando a divulgação de sua imagem. Sugerimos a melhor das hipóteses: o paciente posta esta foto e você, dentista, compartilha. Eu digo isso porque muitos pacientes pedem para tirar foto ali na cadeira do dentista. É muito comum. Com crianças também. Neste caso, um termo assinado pelos pais ou responsável é sempre bem vindo. 

4 – Pense: “Essa foto pode me dar algum problema?”. Às vezes estamos trabalhando em uma empresa ou clínica que não é nossa. Como funcionários, será que vai ser interessante postar essa foto? Se a resposta for “talvez”, acredito que é melhor guardar esta foto no seu álbum pessoal. 

5 – É uma foto do tipo “Antes e Depois”? – Veja se o “Depois” é realmente uma foto conceitual boa. Às vezes achamos que está bom, mas não está. Aí é melhor não postar. 

6 – Expõe alguém de maneira vexatória? Mesmo que indiretamente? Imagina você abre seu Facebook e da de cara com uma foto do seu filho no dentista e a legenda diz: “Zezinho com cárie de novo!”. Sei que o exemplo é forçado, porém isso não é tão incomum. Na maioria das vezes, o paciente não quer que as pessoas saibam que ele usa prótese, que ele facetou a boca toda ou que ele perdeu um dente porque não escovou direito. 

Cuidado com as postagens que envolvam pacientes ou crianças

Mesmo se tudo isso tiver sido observado, coisas bizarras podem acontecer. Recentemente, um colega postou uma foto antes de iniciar uma cirurgia em que mal dava para reconhecer a paciente sob o campo cirúrgico. Um consultor de marketing copiou esta foto, tampou os rostos dos dentistas com tarja preta e usou em uma postagem para mostrar aquela foto como um exemplo de falta de ética e dar uma lição aos seus seguidores e clientes.  

No Instagram, vejo uma proliferação enorme de perfis de cirurgia que mostram imagens fortes e sanguinolentas. Dentistas podem gostar disso, mas o público em geral não curte muito. Na maioria dos casos, as pessoas têm medo de procedimentos cirúrgicos. Isso espanta pacientes do seu perfil. Se for este o caso, deixe seu perfil no modo “privado” e avise as pessoas na descrição do seu perfil sobre as imagens fortes. Vejo muitos colegas reclamando que suas fotos foram “sinalizadas” ou “denunciadas” no Instagram, por exemplo. Teve até um caso de uma maquiagem tão bem feita, como se a pele do rosto estivesse solta, que foi denunciada e tirada do ar.  

O fato é que não existe uma conduta certa ou errada, mas tudo que for postado pode ser usado contra você. Mesmo algo aparentemente inocente pode ser desvirtuado e compartilhado. A Internet está cheia de “fiscais da vida alheia”. Então, por que você vai dar corda para os outros enforcarem você? Pense alguns segundos antes de postar e veja se o fim justifica. 

Compartilhe suas experiências nos comentários. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto