Você percebeu que hoje em dia tudo tem a sua versão “Gourmet” ? Da gastronomia à moda, passando pelos serviços prestados e por produtos que aparecem na nossa frente como algo melhor e mais chique – consequentemente mais caro! Na Odontologia, principalmente no Instagram, pude perceber que a “Gourmetização” chegou. Será que isso é positivo?

Você já viu por aí sorvete, brigadeiro, hambúrguer, entre outros produtos com a palavra “gourmet” ao lado. Hoje em dia, alguns cirurgiões dentistas não usam mais jaleco ou avental. Eles usam “coat” ou “lab coat”. Você tem um consultório ali na pessoa física e não se auto denomina diretor clínico, ou responsável técnico. Você é o “C.E.O.” ou “Diretor Excecutivo”. Deixou de ser “Cirurgião Dentista” para usar a sigla em inglês “DDS” (Doctor in Dental Surgery). Tem cara que ainda insiste em fazer “orçamento” grátis, mas se auto denomina “C.E.O.”. Que mundo esquisito para se viver, não?

O sarcasmo é pertinente em certos casos, mas acredito que na maioria, a tentativa de “gourmetização” de termos e procedimentos odontológicos vem para agregar novos valores aos serviços. A intenção é boa. O Brasil tem tantos dentistas, amontoados nos grandes centros, que é preciso haver uma diferenciação para que os clientes consigam escolher e enxergar as diferenças entre os profissionais. O termo “gourmetizar” pode ser meio pejorativo, mas a tentativa de atingir as classes mais abastadas por meio do visual e do estilo de vida é válida. Não acham?

Agregar valor ao serviço odontológico para ser diferenciado é o foco da maioria dos dentistas na atualidade. Oferecer uma recepção calma, com ar condicionado, cafezinho, Wi-Fi, massagem, uma recepcionista educada, bem arrumadinha, sempre sorrindo, ter um estúdio para fotos, trabalhar bem vestido, escolher perfumes ideias para acalmar o paciente, as cores certas, o som no volume ideal e ter um ambiente aconchegante são prerrogativas essenciais que fazem toda a diferença. Esse é o “gourmet” bacana, ao meu ver. E se a experiência é válida, o paciente paga por ela sorrindo. Sempre tem fila no Starbucks. 

Porém, não basta ter toda esta estrutura, prestar um serviço lixo e cobrar caro só por “ser gourmet”. Procedimentos como raspagem periodontal, prótese removíveis e coroas metálicas estão sendo “desvalorizados”? O cirurgião dentista não pode perder a base da clínica integrada, pular etapas importantes de um tratamento em nome do “gourmet”. A grande maioria da população não tem acesso ao dentista. Imagina se todo dentista resolver virar “gourmet”? 

Estamos nos acostumando com um turbilhão de imagens do tipo “Antes e Depois” no Instagram de centenas de profissionais que parecem que só sabem colar facetas, ou melhor, “lentes de contato”, usando o termo “Gourmet”. Sim, eu sei que faceta não é igual às lentes, basta ler ESTE POST, mas vejo por aí, muitos casos em que chamam tudo de “lente de contato”, independente da espessura da peça. Pacientes ficando com sorrisos iguais de piano com dentes opacos em cores “hiper-bleach-ultra-white power”. Os dentes estão chegando antes das pessoas nos recintos. 

Na minha singela opinião, isso pode atrapalhar um pouco a nossa vida. Semana passada, sugeri a uma paciente fazermos tratamento com facetas e ela ficou com o pé atrás: “Ah não. Não quero aquelas coisas brancas horríveis coladas no meus dentes. Parece dentadura.” E lá vamos nós, gastar mais saliva e tempo para explicar que da para ser mais natural, trabalhando melhor os formatos e as cores. A Odontologia deveria trabalhar para abraçar mais a população, ser mais acessível e menos arrogante. Eu acredito que a população quer serviços bem prestados com preço justo. Aceita um “Latte Macchiato” ou vai de café com leite mesmo?

E você, dentista, o que acha? Vai de Paleta Mexicana ou de Chica Bom?

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Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto