A pressa de postar muitas informações, fazer “clipping” (copiar e colar artigos) ou de querer ser “o primeiro” a postar certas notícias pode gerar algumas gafes. Dessa vez a pauta foi relacionada a saúde bucal e a gafe foi do site de notícias UOL, acompanhado de outros meios de comunicação da Internet.

uol_gafe

Imagem – Portal da Imprensa

A notícia teve destaque na seção – Internacional – “Escovação 3 vezes por dia explica falta de pasta de dente na Venezuela”. 

Eu recebi o link da notícia por Whats App e por email. Por ser editor deste blog, muitas vezes recebo sugestões e fico de olho nas notícias que interessam para o mundo da odontologia e da saúde bucal. Na primeira vez não dei muita bola, mas quando cliquei no link ontem, ele já não existia mais. Joguei as palavras chaves no Google e entendi o que havia acontecido: a notícia é de um site de humor venezuelano (Un Mundo Triangular) do estilo do site “O Sensacionalista” aqui no Brasil. São notícias falsas com teor humorístico, redigidas para parecerem verdadeiras, mas claramente absurdas (ou nem tanto, nesse caso).

Pior. A notícia falsa tinha uma suposta declaração da ministra da saúde da Venezuela dizendo que escovar os dentes uma vez ao dia já era suficiente, justificando a falta de pasta de dente no país. O site de notícias UOL retirou o link do ar após receber um aviso da embaixada da Venezuela, segundo o site Portal da Imprensa

O mais interessante no meio de toda esta confusão, além de perceber a confiabilidade de muita coisa que lemos na Internet, é que a indicação da quantidade de escovações indicadas por dia ainda é um assunto controverso. É muito difícil generalizar em saúde. Três vezes ao dia? Duas vezes ao dia? Uma vez só? Após cada refeição? Antes ou depois das refeições? Logo após ou 20 minutos após as refeições? As crianças devem escovas mais vezes? Sem contar dúvidas em relação a escova de dentes, pastas de dente com flúor e etc.

Nossa indicação baseada em evidências científicas é que a escovação deve ser feita de DUAS a TRÊS vezes ao dia, isto é, após as refeições principais.

“Posso escovar CINCO vezes?” Pode. Porém, com ressalvas e cuidados para não escovar muito forte e acabar causando retrações de gengiva. Use uma escova de cerdas macias e não precisa escovar com força. Use pasta de dentes com flúor para prevenção de cárie, em qualquer idade. Nas crianças pequenas a quantidade de pasta deve ser mínima (grão de arroz) e nos adultos pequena (grão de ervilha). É indicado escovar os dentws 20 minutos após as refeições para respeitar a ação da saliva no pH da boca. Lembre-se de escovar a língua e passar o fio dental pelo menos UMA vez ao dia em todos os espaços entre os dentes, se não, a gafe vai ser maior ainda!

Una trampa legítima!

Um Abraço,

Dr. Luiz Rodolfo