Ainda tem gente que acha que se pode separar a saúde boca da saúde geral. Ledo engano. Está tudo interligado você querendo ou não. A boca é como o tapete em frente da porta da sua casa. Se ele estiver sujo, quem entrar, vai levar a sujeira para dentro. E em pacientes que estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), a equipe de saúde bucal pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Sem exagero.

Acredito ser muito importante compartilhar este texto com a sociedade. Além de ser um novo campo de trabalho que está se abrindo aos cirurgiões dentistas e equipe auxiliar, existe uma possibilidade de economia financeira na área da saúde. Ficar em uma UTI custa caro pela aparelhagem, pelos profissionais, pelo cuidado e pela responsabilidade envolvida. Dados recentes veiculados na Internet demonstram que em um hospital do nordeste , onde dentistas trabalham cuidando da saúde bucal dos internados, houve diminuição de 30% do tempo de internação. Além disso, diminuição de gastos com medicamentos e relatos de melhora na qualidade de vida dos pacientes.

A pneumonia associada a ventilação mecânica é uma das infecções hospitalares mais comuns em UTIs. Aquela história do capacho sujo que contamos no 1º parágrafo. Na hora de entubar os pacientes, bactérias causadoras de doenças da boca são levadas aos pulmões. Se existe um profissional para manter a boca dos pacientes em ordem, isso tem muito menos chance de acontecer. Foi o que vários estudos recentes comprovaram. Há diminuição da prevalência desse tipo de pneumonia quando cirurgiões dentistas estão presentes na UTI.

O mais bacana é que não é apenas o cirurgião dentista que estará inserido nas UTIs, mas uma equipe inteira de saúde bucal, incluindo Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB). Todos com a devida habilitação e cursos voltados para a área.

Infelizmente, o Brasil ainda sofre com alguns entraves para que equipes de saúde bucal possam compor UTIs de todos hospitais de médio e grande porte. Em alguns estados já é lei , mas em outros a implantação é lenta, burocrática e ainda sofre algum preconceito. Esperamos que mais e mais UTIs possam somar e dar um melhor atendimento com a presença da equipe de saúde bucal.

A AMIB disponibiliza um manual na Internet, para aqueles que desejam ler mais sobre o assunto – AQUI