Uma pergunta muito comum e que ainda gera muita dúvida. A resposta é simples se você prestar um pouco de atenção.

Trocar escova de dentes dicas odonto

O fato que não nos lembramos que já faz 3 ou 4 meses que estamos usando a mesma escova. Você olha para ela, ela olha para você e na correria do dia a dia, você acaba escovando os dentes com aquela escova triste, cansada, descabelada e toda marcada de pasta de dente velha e seca. Não faça isso! Não adianta nada. A recomendação dos dentistas, baseado em alguns estudos, é que se torque a escova de dentes de 3 em 3 meses. Então são 4 escovas de dente por ano. 

used-toothbrush

Essa só serve para limpar rejunte de azulejo

Muita gente tem o hábito de passar o Reveillon com uma cueca nova, para dar sorte, não é? Para dar mais saúde bucal, você pode já começar janeiro de 2016 com uma escova nova e a conta dos 3 meses fica fácil. Final de março já da para trocar por outra e assim por diante. Em alguns casos, a troca deve ser feita até antes. Tudo depende da força que colocamos na escovação e na qualidade das cerdas da escova. Por isso, é sempre importante olhar para sua escova e ver se não está na hora de aposentar a danada.

Se você estiver trocando a escova com menos de 3 meses,  precisa ficar esperto na força usada na escovação. Pegue mais leve ou opte por escovas de melhor qualidade. A escova ideal tem cabeça pequena, cerdas macias e na mesma altura. Nada de escova com topete, com borrachas que “fazem massagem na gengiva” ou cerdas cruzadas malucas e coloridas. Você pode até usar uma escova elétrica, mas não force ela sobre seus dentes. Apenas encoste  deixa ela fazer fazer todo trabalho de escovação. Consulte sempre um cirurgião dentista. 

Leia mais:

 BLOG VIDA DE DENTISTA

BLOG MEDO DE DENTISTA

Grande Abraço,

Feliz 2016

Equipe Dicas Odonto