Uma novidade muito especial estará aguardando os congressistas neste CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo) 2016, em sua 34ª edição. Os organizadores bolaram um simpósio abordando temas em pouco diferentes daqueles que estamos acostumados a ver em congressos, como Periodontia, Dentística ou Estética Dental.

Group Of Happy Businesspeople Looking Up Over White Background

 Os temas do 1º Fórum Odontologia, Vida e Negócios são tão relevantes quanto os temas internos da Odontologia. Gestão, marketing, negócios, convênios e mídias são apenas alguns exemplos dos temas que serão abordados em um formato todo especial, contando com vários palestrantes, ativadores e com grande interatividade do público.

GRADE DO FÓRUM ODONTOLOGIA, VIDA E NEGÓCIOSGrade CIOSP 2016 #valorizaodonto 2

Para podermos entender melhor, vejam a entrevista que realizamos com o Dr. Rodrigo Bueno de Moraes, um dos coordenadores do evento:

ENTREVISTA – DR. RODRIGO BUENO DE MORAES

Dicas Odonto – Como foi participar da idealização de uma Arena para se discutir assuntos pertinentes para a profissão e a odontologia atual?

Rodrigo Bueno – Certa vez, li no site “mentalidade empreendedora” um conceito que me despertou muita atenção. Uma dúzia de boas idéias valem um centavo, já a implementação de uma delas pode valer uma fortuna. Ao ser convidado para integrar esse time de organizadores do CIOSP, ouvi do seu coordenador executivo que essa era a oportunidade de reforço nas atividades que o CIOSP tão bem desenvolveu desde de as edições anteriores e, se possível, para agregarmos valor a essa e outras edições do evento. Na realidade, um trabalho em grupo como o que estamos realizando, nessa edição do 34º CIOSP, visa agregar valor à profissão, antes de mais nada, mostrando que o Cirurgião dentista é um profissional forte e atualizado com os conceitos que o mundo globalizado espera dele.

Sabemos que a realização de um evento, do porte do CIOSP, só é possível pela reunião de um grupo de pessoas sob o mesmo propósito – o de elevar a imagem da odontologia integrando as esferas pública, privada, as entidades de classe e os clínicos na discussão dos rumos para a excelência profissional e dos caminhos para a superação da crise. O Brasil ainda dispõe de uma pequena de visão empreendedora e esse é um caminho importante para a recuperação do nosso crescimento na odontologia e nas demais esferas da sociedade. Com algumas ressalvas, ainda temos cursos de odontologia simplesmente voltados ao preparo técnico do dentista para a execução das suas especialidades clínicas, mas que pecam na formação do homem, do profissional e da sua visão de negócios e oportunidades que o segmento oferece.

O empreendedorismo precisa ser levado a sério e tornar-se disciplina obrigatória dos cursos de formação para os profissionais de saúde. Essa foi a principal motivação para a criação do Fórum Odontologia, Vida e Negócios que acontecerá de 27 a 30 de janeiro na arena #valorizaodonto do 34º CIOSP.

Ninguém faz ou fará nada sozinho, devemos agradecer o empenho da equipe do DECOFE, toda a comissão organizadora dessa edição e das anteriores e ressaltar a liderança do Dr. Adriano Forguieri e do coordenador executivo do 34o. CIOSP Dr. Waldyr Romão, sem falar do apoio da equipe Cientifica do Dr. Renato Miotto Palo e da Dental Cremer que investiu no “naming rights” e estruturação fisica desse novo espaço – aonde apresentaremos os tópicos mais importantes para o desenvolvimento das carreiras e dos planos futuros dos profissionais ligados a saúde e a odontologia – nas suas mais variadas divisões. 

Dicas Odonto – A Arena vai abordar temas relacionados a excelência na odontologia, marketing, gestão, mídias sociais, entre outros. Algum tema que você gostaria de encaixar na grade ficou de fora?

Rodrigo Bueno – São tantos e tão crescentes os tópicos que fazem o dia a dia da nossa atividade. Ciente disso, é possível que existam assuntos pendentes, mas estou certo que as questões mais importantes para o momento estarão disponíveis e abertas para discussão e opinião dos congressistas que poderão interagir diretamente com os ministradores e ativadores dos ciclos de debates, em cada nova sessão.  Ao todo teremos 12 grandes painéis de debates sobre temas distintos ao longo dos 4 dias de eventos do Odontologia, Vida e Negócios – caso do empreendedorismo e da gestão dos negócios da vida clínica do dentista, dos rumos para atingir a excelência profissional, da gestão financeira da clinica e da vida dos que a ela se dedicam. Além disso, falaremos sobre o papel das mulheres na odontologia, as realidades e as diferenças da odontologia no Brasil e no mundo, o marketing e as mídias para a profissão, a gestão do cotidiano, da clínica privada e dos que se submetem ao dia a dia da prestação de serviço aos convênios, o papel social da odontologia – apenas para destacar alguns dos grandes temas que traremos ao debate nesta edição.

Dicas Odonto – Na sua opinião, qual a importância de podermos discutir assuntos como esses entre nós, como dentistas?

Rodrigo Bueno – O fórum abre espaço para que as empresas, setores públicos, pesquisadores, docentes, terceirizados e dentistas discutam os rumos para o aprimoramento das relações e da eficiência no atendimento ao que a profissão solicita na nossa atuação diária.

Dicas Odonto – Como será o acesso ao evento? Haverá inscrição prévia?

Rodrigo Bueno – O Odontologia, Vida e Negócios será organizado em parceria pelas comissões científica e de mídias e divulgação do 34º CIOSP. Acontecerá na Arena #valorizaodonto que estará localizada no espaço da feira comercial do “congressão”. Esse evento terá 3 módulos diários – nos dias 27,28,29 e 30 de janeiro de 2016. Serão 150 vagas para cada módulo, gratuitas e com participação por ordem de chegada.

Dicas Odonto – Deixe seus agradecimentos:

Rodrigo Bueno – Agradeço ao nosso coordenador do 34º CIOSP Prof. Dr Waldyr Romão, ao apoio dos blogueiros da odontologia – simbolizados na figura do Dr. Luiz Rodolfo e do seu Dicas Odonto, a equipe da APCD, aos membros do DECOFE, aos expositores, ministradores e ao público que farão dessa uma edição especial do grande evento e a Dental Cremer que acreditou nesse projeto e  o apoiou, sem nenhum pedido ou ressalva ao conteúdo que as comissões do 34º CIOSP propuseram e que vamos oferecer ao público nesta edição do evento no Odontologia, Vida e Negócios. Esperamos todos lá! Até breve! 

Em especial, esperamos vocês no dia 30/01/2016 abordando o tema “Mídias Sociais” com o palestra o dentista nas redes sociais. 

Site OFICIAL do CIOSP 2016 – www.ciosp.com.br

Um grande abraço,

Equipe Dicas Odonto