O ano de 2015 foi bastante atribulado, com novas modas odontológicas e polêmicas em redes sociais envolvendo dentes e temperos. O blog Dicas Odonto acompanhou o fuzuê eugenólico do jeitinho que você já conhece: de maneira bem humorada e sempre baseado em evidência científica. Hein? Você não conhece? Por favor, fique à vontade para ler nossas mais de 700 postagens ao longo dos nossos 5 anos e meio de vida online. São mais de 2 milhões e 400 mil visitantes desde o início da nossa jornada odontológica pela Internet! 

especialização odontologia          sorriso perfeito mulher

O blog começou o ano de 2015 com uma dica bacana para acadêmicos de Odontologia, recém formados e dentistas que ainda não escolheram ou optaram por fazer uma especialização. Veja algumas dicas sobre cursos e como escolher a área de atuação que vai te fazer dar uma guinada na carreira. Basta clicar na postagem abaixo:

COMO ESCOLHER UMA ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Janeiro de 2015 nos trouxe boas notícias na regulamentação de produtos na Odontologia. Em 14/01/2015 a ANVISA proibiu de vez a venda de agentes clareadores sem prescrição do Cirurgião Dentista. Sabemos que clareamento seguro e com previsibilidade deve ser realizado sempre com um Cirurgião Dentista. Veja clicando no link à seguir:

ANVISA PROÍBE VENDA DE AGENTES CLAREADORES SEM PRESCRIÇÃO

Mercadante         Escovando dentes

Em Março o então ministro da chefe da casa civil deu uma declaração sobre o ajuste fiscal realizado por este governo esculhambado – “Ajuste fiscal é como dentista. Ninguém quer, mas tem que ir.” Muitos profissionais se sentiram ofendidos com a analogia e isso gerou certo alvoroço nas redes sociais. Leia abaixo:

“AJUSTE FISCAL É QUE NEM DENTISTA. NINGUÉM QUER, MAS TEM QUE IR”

Dados do IBGE que foram veiculados em junho mostraram um pouco do retrato da saúde geral e bucal do brasileiro. Particularmente, o que chamou atenção foi que quase 60% dos brasileiros não vai ao dentista anualmente. O brasileiro, em sua maioria, só procura o dentista quando está com dor ou com problemas. Veja mais sobre isso:

QUASE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO VAI AO DENTISTA ANUALMENTE

Aparelhos falsos CROSP 2015 Dicas odonto        Zorra dental

Em 2015 também vimos uma campanha de extrema importância contra o uso indiscriminado de aparelhos ortodônticos por jovens, colocados por não dentistas. Você ainda tá nessa? Cuidado que essa “modinha” estraga os dentes:

APARELHOS FALSOS: A MODA PASSA, O PREJUÍZO FICA

Até o programa Zorra Total foi mexer em um vespeiro com um quadro humorístico. Houve bagunça, milhares de reclamações nas redes sociais e grande união de dentistas. Porém, o que adianta reclamar de um quadro de humor de menos de 2 minutos quando a odontologia passa por outras centenas de apertos na realidade? Veja como foi:

ZORRA DENTAL

belagil cúrcuma        Não escove os dentes com carvão

Aí uma apresentadora de programa de culinária indicou tempero para escovar os dentes. Acredito que todos lembrem da Bela indicação. Mais uma vez os holofotes da mídia se viraram para a saúde bucal e para a odontologia. Basta clicar:

A POLÊMICA DA CÚRCUMA PARA ESCOVAR OS DENTES

Esse ano foi o ano das modas estúpidas. Aparelhos falsos, açafrão para escovar os dentes e sub celebridades escovando os dentes com carvão para deixá-los mais brancos. E o pior de tudo é que muita gente acaba indo na onda dessas modinhas perigosas. Veja o que acontece se você escovar seus dentes com carvão:

COMO NÃO CLAREAR SEUS DENTES COM CARVÃO

Em outubro, pesquisadores divulgaram imagens sensacionais de tomografias feitas nos remanescentes petrificados de Pompéia. Além disso, estudando os dentes dessa população foi possível saber mais sobre sua dieta e seu estilo de vida. Clique e veja:

OS DENTES E POMPÉIA

A ano foi bastante atribulado. Mais para o final do ano ficamos sabendo que uma associação de dentistas está se transformando em faculdade. Em um país que tem dentistas de sobra. Fizemos um balanço sobre o excesso de faculdades de odontologia no Brasil e o problemão que isso causa:

FACULDADES DE ODONTOLOGIA EM EXCESSO NO BRASIL

Deixo aqui meu agradecimento para todos nossos leitores, amigos, colegas e seguidores! Em 2015 tivemos 728.909 visitas únicas, 876.417 visualizações de página! Que 2016 seja um ano muito produtivo e cheio de assuntos do mundo da saúde bucal para discutirmos! 

Grande Abraço

Equipe Dicas Odonto