Guest Post do Blog I Love Saúde

Os nossos dentes são responsáveis pela mastigação dos alimentos, e a mastigação por sua vez, é ideal para que a digestão dos alimentos ocorra naturalmente. Os dentes são extremamente importantes, e por este motivo é que devemos cuidar deles através da escovação adequada, e da consulta a um dentista de tempos em tempos.

Existem alguns alimentos que danificam os dentes, se esses alimentos forem consumidos com frequência, é certo que os dentes sofrerão danos. A seguir estaremos mostrando quais são esses alimentos, após saber quais são eles, você deverá evitar o consumo exacerbado dos mesmos.

Uma curiosidade desses alimentos é que eles danificam os dentes no decorrer dos anos, isso significa que os danos não ocorrem de um dia para o outro. Por esta razão é que devemos ter muita cautela na hora de selecionarmos os alimentos que vão para a nossa mesa.

Alimentos que danificam os dentes 

Doces e chicletes: Os doces são bastante consumidos aqui no Brasil. Mas a pejoratividade do doce vai além da Diabetes, os doces são um dos fatores no surgimento de cáries dentárias. O maior problema é consumir os doces fora de hora e demorar muito para escovar os dentes. Por isso é interessante haver hábitos e rotinas, além do controle da dieta, principalmente das crianças.

Os chicletes com açúcar e chocolates também agem da mesma forma. Esses alimentos são verdadeiros inimigos dos dentes. Além de prejudicarem os dentes, os doces são inimigos das dietas, ou seja, quem busca emagrecer de verdade deve consumir os doces com extrema cautela.

Bebidas alcoólicas: As bebidas alcoólicas são bem ácidas, e tal acidez corrói os dentes e o esmalte de proteção, o que inevitavelmente torna os dentes sensíveis. Por esta razão, caso seja adepto de bebidas alcoólicas, procure consumi-las moderadamente.

Café: Essa notícia com certeza irá desapontar a maior parte dos  leitores, visto que o cafezinho é a segunda bebida mais consumida no Brasil. O fato é, o café apesar de ser delicioso, pode danificar os nossos dentes. Esse dano ocorre pelo fato dele propiciar manchas nos dentes, devido à sua pigmentação.

Os chás também agem da mesma forma. Tais bebidas junto com o café podem manchar os dentes. Para amenizar os efeitos negativos de tais bebidas, procure realizar uma escovação cerca de 20 minutos após ingeri-las. 

Refrigerantes: Sempre eles, diga-se de passagem. Bom, o refrigerante é um grande inimigo da saúde em geral, e além disso ele prejudica os dentes. Por esta razão devemos evitá-lo. Isso ocorre por dois motivos: primeiro, os refrigerantes são altamente açucarados. Segundo: sua acidez afeta negativamente o esmalte dos dentes.

Se por ventura a pessoa optar pelos diets, a acidez dessa bebida corroerá os dentes de qualquer forma, o que não adiantará de nada optar pelo refrigerante sem açúcar. É muito importante não escovar os dentes logo após tomar refrigerantes. Isso vai aumentar o dano causado pela erosão ácida. 

Hábitos Nocivos

Além de haver os alimentos que agridem os dentes, existem também os hábitos peculiares que algumas pessoas possuem. Esses hábitos muitas vezes ocorrem até inconscientemente. Por este motivo devemos ficar atentos para que os mesmo não ocorram, veja quais são:

1. Palitar os dentes;

2. Colocar caneta na boca, ou qualquer objeto do mesmo tipo;

3. Roer unhas (típico de indivíduos ansiosos);

4. Fumar;

5. Utilizar os dentes como abridor de embalagens ou garrafas;

Com exceção do cigarro, todos os demais hábitos aparentemente são inofensivos, mas na verdade eles podem causar sérias complicações aos nossos dentes. 

Via: Blog I love Saúde