Redes sociais são assim. Uma postagem feita feita pela Nutricionista Bela Gil, apresentadora de um programa de culinária no canal GNT foi o suficiente para fervilhar as redes sociais e incitar o ódio de dentistas e não dentistas sobre escovar os dentes com um tempero. 

belagil cúrcuma

Postagem no Instagram da Nutricionista e Apresentadora Bela Gil

A cúrcuma (nome esquisito) é mais conhecida por aí como Açafrão da Terra. Aaaaaaah! Agora sim! É aquele tempero bem amarelo usado como condimento ou corante, conhecido por transferir sua cor vibrante amarelada para os alimentos. Suas propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas já são bem conhecidas e provadas cientificamente. Opa, então por que eu não posso usar o pó de cúrcuma para escovar meus dentes já que ele tem estas propriedades? Porque não é bem assim que funciona. Não é muito inteligente esfregar um pó amarelo nos dentes!

Uma grande variedade de medicamentos deriva de substâncias naturais. Existem pastas de dente que usam as propriedades do Própolis, por exemplo. Vejam que não se deve escovar os dentes com aquela solução de Própolis que as pessoas usam para ajudar nas dores de garganta, mas existe uma pasta com uma quantidade correta da substância, junto com outros produtos próprios para se usar na escovação dos dentes de forma eficiente, sem fazer mal para a boca. 

Cúrcuma

A própria Cúrcuma está sendo pesquisada para ser usada em um futuro próximo como anti-séptico bucal, junto com o fotopolimerizador (aquele da “luzinha” azul que os dentistas usam no consultório). Leia AQUI. Sobre os benefícios do flúor, temos várias postagens aqui no nosso Blog – AQUI

Há alguns anos que percebo um retorno forte do uso de produtos naturais e um movimento contra produtos ditos industrializados. Cirurgiões dentistas não têm nada contra uma alimentação natural e o uso desses produtos. O problema é a indicação de uma apresentadora de grande visibilidade para que se esfregue pó amarelo nos dentes. A Cúrcuma pode ter as melhores propriedades do mundo, mas você não precisa ser dentista para saber que seus dentes não vão ficar brancos e que a fricção de um pó grosso e amarelo sobre o esmalte com escova de dente pode causar abrasão e até retração da gengiva. 

A postagem gerou bafafá nas redes sociais e a própria apresentadora fez uma postagem “se retratando” aos milhares de comentários contra sua indicação. O CROSP falou sobre o assunto para o site G1 – LEIA AQUI , obviamente, contra indicando o uso do condimento para a escovação dos dentes.

No fim das contas, cada um coloca o que quiser na boca. O papel do Cirurgião Dentista é orientar sobre os cuidados corretos com a higiene bucal. Lá na época do Paleolítico, os homens das cavernas já procuravam um “dentista” para resolver os problemas bucais. Para dúvidas sobre saúde bucal, procure sempre um dentista.

Veja a opinião do Blog MEDO DE DENTISTA – AQUI

Veja a opinião do Blog PROFISSÃO DENTISTA – AQUI

Veja a opinião das ODONTODIVAS _ AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto