O programa Zorra Total deste último sábado, dia 20/06/2015, exibiu uma “piada” de um  minuto e vinte e três segundos sobre uma dentista que ameaça seu paciente com um revólver. Mais uma vez, muitos dentistas se sentiram ofendidos, principalmente nas redes sociais, por um esteriótipo ridículo e por piadas de mal gosto com a classe odontológica . O que parece é que existe uma grande vontade de achar o culpado pela desvalorização que a odontologia vive atualmente. Não. O culpado não é o humor do Zorra Total. 

Zorra dental

“Ironia da Vida Real” – Este é o nome do quadro. Humor ou terror???

Assista ao quadro do Zorra Total neste link:  http://globotv.globo.com/t/programa/v/dentista/4267999/

A dentista ameaça o paciente com um revólver calibre 38 e reclama que pacientes pagam “de pouquinho” e que “não voltam para apertar o aparelho”. O quadro não dura nem dois minutos. Não achei graça nenhuma em ver aquela situação dentro do meu ambiente de trabalho, mas preciso entender e colocar na minha cabeça que aquilo é um quadro de um programa humorístico. Uma obra de ficção. Um quadro apelativo, imbecil, sem graça, de uma mídia que gosta de seus esteriótipos: dentista = ladrão enrolador mercenário; paciente = otário sem instrução.

O programa Zorra Total perdeu mesmo o senso das coisas neste quadro. Ainda mais em uma época em que dentistas têm sofrido com violência e até assassinato dentro de seus próprios consultórios. Falta de segurança mínima para trabalhar neste país onde algumas leis “pegam” e outras “não pegam”.  Em um país que a modinha de alguns jovens é colar aparelho nos dentes e amarrá-los com fios de tomada e vassoura coloridos ou com borrachinhas vendidas em camelôs.

Então, pera lá. O exercício ilegal da profissão por meio de aparelhos falsos é moda? O ortodontista que trata os pacientes corretamente e é habilitado para este fim é retratado como um bandido na televisão? Que bela inversão de valores, não é? Nada mais “Brasil” do que isso. 

Sem contar o trabalho diário que a maioria dos dentistas faz para tornar a odontologia algo menos desconfortável. Junto com a tecnologia, tentamos diminuir ao máximo o medo de dentista, ouvimos as preocupações dos pacientes, agendamos horários maiores para pacientes com traumas do tratamento odontológico, melhoramos a sala de atendimento, colocamos massagem na cadeira, som ambiente e cuidamos até da cor do consultório, para que ela acalme e diminua o estresse. 

O problema maior é que toda a classe odontológica paga por erros de uma minoria. Uma minoria que pode até se sentir ofendida com o quadro humorístico, mas vatrabalhar todos os dias fazendo “orçamento de graça”. Vai abaixar sua cabeça para convênios odontológicos sangue-sugas com tabelas aviltantes. Vai falar mal do tratamento do colega para angariar pacientes. Vai panfletar na rua, de forma irregular ou colocar uma pessoa gritando na porta de seu consultório: “Dentista, dentista, orçamento grátis!”. São atitudes pequenas do dia a dia que vão levando a profissão para a desvalorização. 

Além de tudo isso, a odontologia vive mal das pernas porque a saúde bucal acaba não recebendo o devido valor. Denúncias de irregularidades no Conselho Federal, salários baixíssimos em concursos para dentistas por todo o país, um piso salarial desatualizado e pífio, falta de plano de carreira e incentivo, abertura de novas faculdades no país que mais tem dentistas no mundo e falta de campanhas governamentais com foco na saúde bucal. O dentista só é lembrado quando o dente dói e ainda existe uma grande parte da população que não tem acesso nem a uma escova de dentes. 

O Zorra Total foi muito infeliz e nos deixou com sorrisos amarelos no rosto. Porém, para melhorar e valorizar nossa profissão, temos que começar por dentro. Acabando com essa minoria que faz a profissão desandar. Temos que arrumar a casa com união e representatividade. Arrumar a Zorra Dental.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto