Um artigo escrito pelo ator e comediante Billy Cristal em 2013 para a revista Reader´s Digest mostra a maneira que muitos pacientes enxergam a odontologia e suas mudanças através dos tempos. Um relato bem humorado com um show de valorização dos dentistas sobre saúde bucal, odontologia e conservação dos dentes, traduzido à seguir:

Billy Cristal

“Eu não deveria reclamar tanto. A vida aos 65 anos é boa. Eu tenho uma casa, uma esposa, meu nariz é de verdade, uso meu nome verdadeiro, e tenho a maioria dos meus dentes. E a última parte é uma das principais razões pela qual a vida é muito boa. Porque quando você chegar perto dos 60 anos, você tem que cuidar de seus dentes. É uma coisa que aprendi com minha avó, quando ela tinha 86 anos de idade. 

Susie Gabler tinha dentes perfeitos. Brancos, sem cáries. Ela sempre cuidou bem deles – os deixava ao lado da cama em um copo de água. A primeira vez que os vi sair de sua boca, ela estava na cama e eu estava sentado ao lado dela. Enquanto dizia como estava orgulhosa de mim, de repente, ela enfiou a mão na boca e tirou todo o seu conjunto de dentes superiores e inferiores e “splash”, foram para o copo de água. De repente minha amada avó parecia um jogador de Hóquei de 86 anos.

 “Cuide de seus dentes, Billy. Cuide de seus dentes.” Eu acho que foi isso que ela disse, porque com os lábios batendo na brisa, ela poderia ter dito:” Passe-me um pedaço de bolo”. Fiquei chocado e um pouco enjoado. Foi uma coisa terrível para um neto ver, mesmo eu tendo 32 anos.

Ela perdeu os dentes, porque ela nunca foi ao dentista

Principalmente porque os “cossacos” o tinham matado. Nenhum dos meus avós tinham bons dentes. Às vezes, quando meu avô estava comendo a carne do peru de ação de graças, suas dentaduras o machucavam tanto que ele as removia à mesa, as segurava em sua mão, e manualmente mastigava a carne borrachuda até que o pedaço estava moído o suficiente para ele engolir. Enquanto todos nós assistíamos com horror, ele pegaria a carne “mastigada”, mergulharia no molho, colocaria em sua boca, e engoliria com um grande suspiro de satisfação. Ele, em seguida, dizia algo inaudível, e a vovó respondia: “Não fale com a mão cheia.”

billy cristal 2

Cuide de seus dentes! É por isso que vocês da geração “baby boomer” devem usar fio dental, é por isso que devemos escovar os dentes e é por isso que devemos ir ao dentista, porque sabemos que os dentistas são pessoas importantes, mesmo que eles não tenham sido espertos o suficiente para entrar na faculdade de medicina. É triste; dentistas não recebem o respeito que merecem. Você nunca ouve: “Existe um dentista na casa?”

Você poderia pensar que cuidar dos nossos dentes em 2013 seria mais fácil do que era em 1963, mas não é, e isso é porque toda a experiência odontológica mudou. Naquela época, o dentista era um show de um homem só. Ele iria limpar seus dentes, mostrar-lhe como escovar, fazer pontes, tirar raios-X, extrair dentes, preencher cavidades, canais radiculares, marcar consultas, validar estacionamento, e esfregar sua perna quando ele achasse que ela estava anestesiada. O único especialista em 1963 era o ortodontista, que pensou que seu trabalho era arruinar a sua puberdade. Agora é tudo sobre os especialistas.

Quando eu fiz 65 anos, decidi comemorar, marcando uma consulta de limpeza dos meus dentes. Eu cheguei na hora marcada e li a revista “Illustrated Sports” de 2010 até que um “maitre” (estou em Los Angeles, nem me pergunte) me escoltou para a sala de exames do dentista.

Tenho muita sorte. Eu vou a um dentista muito proeminente. Meu dentista é o quinto cara. Sabe quando eles dizem: “Quatro em cada cinco dentistas preferem” seja o que for que eles preferem? O meu é aquele que não o faz. Quando as pessoas descobrem que ele é o quinto cara, elas enlouquecem. “Ele é o quinto cara? Como ele é? Você tem que me marcar uma consulta”

Quando o dentista entrou, ele perguntou se eu fazia uso do fio dental, e, como todos nós, eu menti

Então ele puxou um pedaço de carne de lagosta do meio dos meus molares. Como se fosse um “trio de jazz”  ele saiu da sala de atendimento e o desfile de especialistas começou.

Primeiro foi a especialista em limpeza – a higienista (THD). Ela entrou parecendo uma policial da tropa de choque da Coreia do Sul. Em algumas pessoas, uma grande máscara facial “Plexiglas” não é lisonjeiro. Você não pode imaginar o barulho das ferramentas enquanto ela raspa essas coisas dos meus dentes inferiores. Eu não tenho tártaro; Eu tenho coral. É por isso que consultórios de dentista sempre têm tanques de peixes. Você poderia esculpir um “David” de Michelangelo com a minha placa.

Em seguida veio o técnico de raio-X, porque Deus não permita que a higienista tivesse que fazer duas coisas. O técnico colocou um cobertor de chumbo pesado sobre a minha “cesta de guloseimas” e correu para fora da sala. Isso é reconfortante. Eu acho que com mais de 60 anos de raios-X, minhas jóias da família foram cobertas com mais chumbo do que um brinquedo de uma criança chinesa.

Em seguida, o dentista voltou depois de olhar para os raios-X, o que significa que ele estaria me cobrando para uma segunda visita. Ele disse: “Billy, você precisa de um tratamento de canal.”

“Agora?”

“Oh, eu não realizo este tipo de tratamento – você tem que ver o Dr. Jack Wu para isso. Ele pode ver você em cerca de três semanas. “

Assim que ele disse que eu precisava do canal radicular, meu dente começou a doer. “Três semanas deste tipo de dor?”, Perguntei.

“Não, não esse tipo de dor. Amanhã você terá um pior tipo de dor. Vou te dar esses comprimidos que eu trouxe do México. Eles podem deixar você constipado. Se isso acontecer, ligue para o Dr. Ari Weitzman. “

“E meus dentes do siso?”

“Neste momento, eles estão bem, mas se você quiser extraí-los, Dr. Abrams faz parte superior, e Dr. Hunter faz a parte inferior.”

“Então, o que exatamente você faz?”, Perguntei.

“Oh, eu faço restaurações e coroas, além de sentar à beira da piscina que você paga.”

Eu tenho atualmente seis especialistas dentais. Meus dentistas fazem de tudo. Eu estou olhando para as fotos em sua mesa, e eu digo: “São aqueles seus filhos?”

Ele diz: “Tecnicamente não, eu não consegui lidar com isso. Enviei a minha mulher para Dr. Feldman. “

Artigo original – http://www.rd.com/funny-stuff/billy-crystal-goes-to-the-dentist/

Dica do Dr. Howard Farran

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto